quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Seriam astronautas os "deuses"?- VII

A nós, essa espécie de movimentação nos parece incompatível com a concepção de um Deus Todo Poderoso. No Livro dos Livros existe outra invenção técnica, que, nessa concatenação de idéias, vale a pena examinar com imparcialidade.

No Livro do Êxodo, capítulo XXV, 10, Moisés relata as instruções precisas que "Deus" transmitiu para a construção da Arca da Aliança. As diretrizes são fornecidas com a precisão de centímetros, indicam como e onde deveriam ser fixados varais e argolas e que ligas metálicas deveriam ser usadas.

As instruções visavam uma execução exata, assim como "Deus" desejava tê-la. Advertiu Moisés repetidas vezes que não cometesse erros. "E vê que faças tudo com exatidão completa, segundo o modelo que te foi exibido na montanha..." (Êxodo, XXV, 40.).

"Deus" também disse a Moisés que ele mesmo lhe falaria, do interior daquela sede de misericórdia. Ninguém - assim ele instruiu Moisés com clareza - deveria chegar perto da Arca da Aliança, e para seu transporte deu ele instruções precisas sobre a vestimenta a ser usada e o calçado apropriado.

A despeito de todos esses cuidados, assim mesmo houve depois um deslize (2.0 Livro de Samuel, capítulo VI). Numa ocasião em que Davi mandou transportar a Arca da Aliança, Oza ia a seu lado.

Quando os bois, que puxavam o carro, se agitaram e fizeram a Arca pender para um lado, Oza susteve-a com as mãos: como que atingido pelo raio, caiu morto no mesmo instante.

Sem dúvida, a Arca da Aliança estava eletricamente carregada. Pois, se hoje a reconstruirmos de acordo com as instruções fornecidas por Moisés, produzir-se-á uma carga elétrica de várias centenas de volts.

O condensador será formado pelas placas de ouro, uma carregada positivamente, e a outra, negativamente. Se, além disso, um dos querubins colocados sobre a Arca servisse como magneto, então o alto-falante - talvez até uma espécie de aparelho de comunicação recíproca entre Moisés e a astronave estaria perfeito.

Os detalhes da construção da Arca da Aliança podem ser lidos com todas as minúcias na Bíblia. Sem necessidade de consultar o Livro do Êxodo, lembramo-nos de que a Arca da Aliança freqüentemente estava envolta por faíscas saltitante e que Moisés - cada vez que precisasse de conselho e ajuda - se servia desse "transmissor".

Moisés ouvia a voz do seu Senhor, nunca, porém, o avistou. Quando uma vez pediu que se lhe mostrasse, seu "Deus" respondeu: "Tu não podes enxergar minha face, pois homem algum que me vê permanece em vida".

E o Senhor falou: "Vê, há lugar a meu lado, pisa na rocha. Quando minha glória passar, colocar-te-ei numa brecha da rocha, e estenderei minha mão protetora sobre ti, até que eu tenha passado. E quando então eu tirar a mão, tu me verás pelas costas, mas meu rosto não poderá fitar!" (Êxodo, XXXIII, 20.)

Nenhum comentário: