domingo, 8 de abril de 2007

Dossiê Cometa: França revela seus segredos

continuação

Semelhanças com a Carta de Brasília - Equipe UFO
No I Fórum Mundial de Ufologia, realizado em 1997, ufólogos brasileiros e internacionais se reuni- ram para debater e tomar providências quanto à omissão dos governos no que diz respeito ao Fenômeno UFO. O evento resultou em um documento, a Carta de Brasília [Veja UFO Especial 22] , que reafirmava a veracidade dos principais episódios ocorridos no Brasil e a impossibilidade de serem negados. Além disso, solicitava que se tomassem medidas cabíveis para que os casos não só fossem reconhecidos como também noticiados a toda população.

A campanha UFOs: Reconhecimento Oficial Já, lançada por nosso co-editor Rafael Cury, reuniu toda a Comunidade Ufológica Brasileira em prol da abertura de arquivos confidenciais.Infelizmente, a Carta de Brasília, na época entregue a autoridades representando o Governo Federal e o Ministério da Aeronáutica, até o momento não teve qualquer resposta ou manifestação por parte dos órgãos oficiais. Espera-se que o Dossiê Cometa obtenha mais resultados, principalmente em relação à política de desinformação ainda mantida na maioria das nações.
1- Dossiê Cometa
2- Carta de Brasília


– Principais articuladores de cada documento:
1- Elaborado por cientistas e auditores militares membros do grupo Cometa, alguns dos quais ainda na ativa. Seu conteúdo tem caráter oficioso e não oficial, como esperava a comunidade ufológica internacional.
2- 29 ufólogos nacionais e 37 internacionais, reunidos no I Fórum Mundial de Ufologia, organizado pela Revista UFO e patrocinado pela Legião da Boa Vontade (LBV). Seu conteúdo não é oficial.

Repercussão na Imprensa ou de outras formas:
1- Três dias após ser entregue ao presidente francês Jacques Chirac, o documento foi divulgado na revista VSD e em alguns jornais. Entretanto, para muitos ufólogos, não houve uma divulgação realmente séria do assunto.
2-
Houve pouca repercussão. Até hoje os ufólogos brasileiros aguardam um pronunciamento oficial dos órgãos governamentais, prometido pelo Governo Federal e o Ministério da Aeronáutica, mas nunca cumprido

– Posição dos governos que receberam os documentos
1- Órgãos franceses que pesquisam oficialmente os UFOs demonstram a realidade física quase segura da existência dos objetos voadores não identificados. Os membros do grupo alertam ao mundo sobre a necessidade de se pesquisar o tema.
2- No Brasil, ainda temos uma intensa política de desinformação em relação aos fenômenos ufológicos, o que dificulta suas investigações. Os ufólogos recomendam ao governo que abra seus arquivos e aceite parceria com a comunidade civil.

– Principais recomendações emitidas

1- Os notáveis franceses recomendam que os demais países da União Européia se unam para troca de informações a respeito, e para pressionar os EUA a encerrar sua política de desinformação do assunto.
2- Os ufólogos recomendam que a pesquisa civil da Ufologia seja imediatamente reconhecida e, se possível, apoiada por órgãos governamentais, dado ao aumento significativo de registros de UFOs.

Autor: Pablo Villarrubia Mauso, de Madri
Fonte:
UFO 73 – Agosto 2000

Nenhum comentário: