domingo, 8 de abril de 2007

Grupo desvenda mistérios de asteróide duplo


Um dos objetos mais estranhos do Sistema Solar teve sua estrutura esmiuçada por um grupo internacional de astrônomos. Trata de do Antíope, um asteróide duplo -- ou seja, composto por dois pedregulhos separados girando em torno de um centro de gravidade comum.

O astro, chamado Antíope, foi descoberto em 1866, pelo astrônomo alemão Robert Luther, mas só no ano 2000 a resolução dos telescópios permitiu constatar que o objeto era na verdade dois.Não dá nem para dizer que é um asteróide com um satélite -- como as duas pedras têm mais ou menos as mesmas dimensões, o mais correto é pensar no astro como um asteróide duplo. Sua órbita reside na mesma região em que se concentra a maioria dos objetos do tipo no Sistema Solar -- o cinturão entre Marte e Júpiter --, mas a forma como o Antíope foi formado ainda é um mistério entre os cientistas.

"A forma como os asteróides duplos se formaram no cinturão ainda não está clara", disse em nota Pascal Deschamps, astrônomo do Observatório de Paris e autor principal do artigo que descreve as novas descobertas sobre o objeto, no periódico científico "Icarus". "O sistema Antíope nos fornece uma oportunidade singular se saber mais sobre essa classe de objetos. Por isso decidimos estudá-lo em detalhe."


A maior parte das observações foi realizada no VLT, telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile. Mas outras instalações participaram do esforço que contou com pesquisadores de quase todas as partes do mundo, inclusive do Brasil (representado por Marcelo Assafin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

continua

Nenhum comentário: