sexta-feira, 6 de abril de 2007

Nasa anuncia arquitetura lunar


por Jim Oberg.

Em dezembro, a Nasa anunciou planos de levar humanos de volta à Lua por volta de 2020. Os projetistas da agência espacial definiram que os lugares mais atrativos são as regiões polares. Apesar de as considerações dos engenheiros terem representado um papel importante na decisão, fatores astronômicos também foram fundamentais.

Primeiro, o eixo de rotação da Lua é quase perpendicular ao plano orbital da Terra - por razões que ainda não podem ser explicadas. Isso significa que alguns picos de montanhas, particularmente aqueles próximos ao pólo sul, permanecem permanentemente à luz do Sol. Coletores de energia solar poderiam operar continuamente para abastecer as bases avançadas humanas.


O alinhamento axial da Lua também deixa algumas crateras em escuridão perpétua. E de acordo com a teoria atual, elas estão assim por pelo menos 1 bilhão de anos. Essas regiões poderiam servir como depósitos de gelo de origem cometária e fonte de água.

Uma segunda vantagem astronômica provém da acessibilidade das regiões polares. Para expedições de superfície de longa duração, os pólos são os pontos mais acessíveis da Lua para o lançamento de uma nave de sua superfície que iria se encontrar com um veículo em órbita. Este, então, retornaria à Terra.

Nenhum comentário: