quinta-feira, 21 de junho de 2007

Gigantoraptor: É um pássaro éum dinossauro...

Dino enorme: O dinossauro com jeito de pássaro, mostrado aqui ao lado de um homem de 1,70 m, era tão alto quanto o temível T. rex, e talvez fosse carnívoro também
“Talvez seja algo relacionado ao ambiente”, especula Norell. “Ainda é muito cedo para começar a entender a dinâmica evolutiva do animal". Enquanto isso, o Gigantoraptor revela outras peculiaridades, de acordo com o estudo que detalha a descoberta, publicado na revista de divulgação científica Nature.


Ele tem um úmero (osso do braço) enorme, jamais observado antes em um dinossauro, e também um fêmur muito grande, mais parecido com o de um pássaro. “Talvez ele tivesse algum mecanismo de corrida parecido com o das aves”, diz Xu. Norell afirma que “Não sabemos que vantagem biomecânica isso poderia oferecer, mas acho que com esse tamanho todo, ele não saía saltitando por aí".


Ainda também não está claro se a criatura tinha penas, apesar de Xu especular que ele fosse parecido com a maioria dos animais em sua linhagem. Se o Gigantoraptor fosse realmente emplumado, seria o maior animal com penas de todos os tempos, com o triplo da massa do pato carnívoro Dromornis stirtoni, que vivia na Austrália há cerca de 8 milhões de anos, e é considerado até hoje a maior ave que já existiu. “Os filhotes com certeza precisavam ter penas até atingirem um equilíbrio de temperatura com o ambiente”, afirma Norell.


E o que esse grande pássaro pré-histórico comia? Trata-se de mais um mistério, já que o animal não tinha dentes na mandíbula, possuía uma cabeça pequena e um pescoço comprido (comum entre herbívoros), mas também garras afiadas (comuns entre carnívoros). “Ele poderia ser onívoro”, diz Xu. Norell completa: “Muitos animais que não possuem dentes, como falcões e águias, são carnívoros bem eficientes”.

Nenhum comentário: