quinta-feira, 21 de junho de 2007

Plutão é relegado ao segundo da...

Plutão é relegado ao segundo lugar da categoria de planetas-anões
France Presse, em Washington

Plutão, que já perdeu seu status de planeta integrante do Sistema Solar em 2006 e se tornou um planeta-anão, acaba de ser relegado ao segundo lugar dessa nova categoria --a liderança fica com seu vizinho maior Eris, anunciaram astrônomos americanos.

Depois do descobrimento de Eris, próximo a Plutão, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) decidiu modificar a definição de um planeta do Sistema Solar e criar a categoria de planetas-anões, que estão nos confins do Sistema Solar, no cinturão de Kuiper. O cinturão de Kuiper é uma vasta região do Sistema Solar com asteróides e corpos celestes congelados que se estende até a órbita de Netuno.

Com a descoberta de Dysnomia, um satélite de Eris, Michael Brown e Emily Schaller, dois astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, puderam medir de maneira precisa a massa do Eris com ajuda do telescópio espacial Hubble. Eris tem aproximadamente 27% mais massa que Plutão segundo os pesquisadores, que tiveram os trabalhos publicados na edição da revista "Science" de 15 de junho.

Mais de 300 astrônomos, principalmente americanos, que se pronunciaram contra a mudança do status de Plutão na votação da UAI em Praga, em 2006, lançaram pouco depois uma contra-ofensiva com uma petição para reabilitar Plutão como planeta do Sistema Solar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u304712.shtml

Nenhum comentário: