quinta-feira, 21 de junho de 2007

Substâncias induzindo a projeção astral...

Que tipo de conteúdo a pessoa está COM CERTEZA acessando?

Se ela usar uma ou duas vezes, tudo bem. Mas supondo que alguém continuamente lance mão de substancias, digamos que BOAS (não vamos julgar, apenas avaliar) que a coloquem em contato direto com o inconsciente, não vão entrar em contato também com sua sombra? Não vão forçar uma integração do ego com o animus/anima que tiver lá, estando este pronto ou não para esta fusão?

Mas este acesso, esta invasão (possessão) de arquétipos mal elaborados de lá sobre o ego consciente aqui não era JUSTAMENTE a definição clínica de certas neuroses e psicopatologias?

Eu vi alguns casos em que o uso de substancias assim REALMENTE não pareceu gerar efeitos tóxicos, nem assédios espirituais. Mas nestes casos, olhando com olhos mais psi, me parece claro e inequívoco que o acesso prematuro gerou, em dois casos, esquizofrenia, e em outro mais recente provocou a clara manifestação de um transtorno bipolar.

Não estou condenando... Segundo Jung, a própria neurose já é um esforço da psique por sua cura. Pode ser que revelar algo assim seja uma boa forma de tratar, não sei... Mas o que noto é que - voltando a msg - os lugares onde vejo este "risco" da projeção diária é justamente, quase sempre, com pessoas que o fazem ou fizeram associados a substancias psicoativas geradoras de estados alterados, ou mirações, ou efc´s.

Chá, baseado, daime, lsd, ectasy... Tá, eu sei que são coisas diferentes. Mas podem ser usadas para tentar facilitar uma experiência "espiritual", que na verdade é um relaxamento das fronteiras entre consciente e inconsciente. O que, dá pra deduzir, vai ser tão "perigoso" quando o que tiver jogado pra lixeira do inconsciente em questão.

Já para os que se projetam todos os dias usando uma prática bioenergética (desde que não seja dependente de alguma droga de religião), um incensozinho (dispense o sabor canabis) e uma música (desde que não seja a droga do bonde do tigrão), não há risco algum...

www.voadores.com.br

Nenhum comentário: