quinta-feira, 21 de junho de 2007

Gigantoraptor: É um pássaro éum dinossauro...

Pássaro esquisito: o Gigantoraptor tinha várias características estranhas, como um fêmur comprido, parecido com o de uma ave.

Gigantoraptor: é um pássaro, é um dinossauro...
é um mistério
Dinossauro descoberto na China pode ter sido a maior ave de todos os tempos e suas características colocam em cheque a evolução da linhagem dos dinos até os pássaros de hoje.

Por: David Biello

Essa sim era uma ave ameaçadora. O Gigantoraptor erlianensis tinha quase 5 m de altura e pesava cerca de 1.500 kg. Com um bico sem dentes e uma cauda curta para manter o equilíbrio, esse enorme dinossauro que parecia um pássaro tinha mais de 8 m de comprimento, e viveu há mais 65 milhões de anos no Período Cretáceo.

No entanto, a descoberta desse grande precursor das aves ajudou a complicar ainda mais a compreensão da evolução da linhagem de dinossauros que teria dado origem aos pássaros: a tendência dos animais era encolherem, e não aumentarem de tamanho.

O paleontólogo Xing Xu, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim, e sua equipe descobriram o animal na Bacia de Erlian, no Deserto de Gobi, região norte-central da China. Com base no tamanho da criatura, os cientistas a classificaram inicialmente como um membro da linhagem dos tiranossauros.


No entanto, fragmentos de seu bico, pernas e outros ossos revelaram que ele provavelmente pertencia ao grupo dos oviraptores, um conjunto de dinossauros pequenos e com penas – mas que pesavam apenas alguns quilos. “Trata-se do maior dinossauro com bico que já existiu”, afirma Xu.


A descoberta complica a linha de descendência dos pássaros para os dinossauros. “A partir dos terópodes mais avançados, os animais foram ficando cada vez menores, até chegar às aves”, diz o paleontólogo Mark Norell, do Museu Americano de História Natural, em Nova York. No entanto, “parece que ocorreu um gigantismo secundário".


Ninguém sabe ao certo a razão. “Ser grande tem algumas vantagens, como ter que se preocupar com menos predadores e ter mais fontes de alimentos, não disponíveis para animais menores”, ressalta Xu. Mas ele afirma que os primeiros oviraptores, os ancentrais do Gigantoraptor, “estão entre os menores dinossauros”.

Continua

Nenhum comentário: