sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Operações secretas? Guerra nas estrelas? ETs? - 04

Quantos satélites conhecidos estariam em órbita? E quanto seria apenas “lixo”?

Tendo em mente o filme que acabamos de ver, aqui está o que a Union Of Concerned Scientists tem a dizer sobre as espaçonaves e satélites que orbitam a Terra. Existem hoje mais de 800 satélites ativos em órbita.
Espantosamente, estes representam apenas 4% do número total de objetos atualmente catalogados pela rede de vigilância espacial dos EUA; o resto inclui satélites abandonados, propulsores de foguetes e outros entulhos.
Os Estados Unidos possuem mais de 400 satélites em atividade, o que representa mais de 50% do número total de satélites. Rússia e China têm o segundo e o terceiro maior acervo espacial com 89 e 35 satélites, respectivamente.

Os satélites civis, que desempenham tarefas com fins comerciais, científicos e governamentais, constituem a maioria dos satélites estadunidenses. O patrimônio espacial russo está dividido quase igualmente entre missões militares e missões civis, embora não haja separação entre os programas militares e os civis. Apenas uma pequena porcentagem de satélites de outros países são de natureza militar.

Continua

Nenhum comentário: