sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Os Aliens e a ficção científica



Jornada nas Estrelas
Se você é fá do seriado “Jornada nas Estrelas”, provavelmente tem se perguntado como funciona o jogo Vulcão, por que os Klingons têm órgãos extras em forma de protuberâncias corporais ou por que os Ferengi têm dentes tão ruins.

Mas o que esse seriado de ficção científica – que já acumula incontáveis capítulos para TV e
10 filmes - examina são os costumes sociais, culturais, religiosos e políticos da humanidade. Vejamos algumas das espécies extraterrestres da “Jornada nas Estrelas”:

Vulcões:
Na antiguidade, os vulcões eram uma raça extremadamente guerreira, o que quase os levou à beira da extinção. O humanóide vulcão tem seu sangue baseado em cobre – a dos humanos é baseada em ferro – pele ligeiramente esverdeada e orelhas pontudas e são normalmente mais fortes que os humanos.

Através dos séculos, os vulcões desenvolveram uma cultura dedicada ao completo domínio da lógica em quase todos os aspectos da sua existência, e a supressão das emoções (uma vez violentas) quase causaram a extinção da raça.

Os vulcões vêm de um planeta com o mesmo nome – um mundo quente e seco considerado marginalmente de Classe M, supostamente a 16 anos-luz da terra.
Vulcões famosos: Spock, Sarek, Tuvok

Klingons:
Inclinados à hostilidade e ao fatalismo, os klingons são uma raça bem estruturada e adaptada à sua cultura guerreira. Eles possuem barbas e cabelo longos, crânios pesados e rugas na testa. Também possuem sobrancelhas inclinadas e dentes caninos, que enfatizam muito mais a sua ferocidade e o gosto pelas batalhas.

Os klingons colocam a honra acima da sua própria vida – um verdadeiro guerreiro klingon luta até a morte e prefere ser morto a ser capturado na batalha. São caçadores hábeis que dependem do seu apurado sentido do olfato para cercar e atacar sua presa. Eles comem a carne crua.

Os Klingons vêm do planeta Kronos, ou O’onoS, que possui uma enorme e singular massa de terra com um grande oceano, vários eixos inclinados que causam bruscas mudanças climáticas e uma atmosfera extrema e turbulenta nos climas quente e frígido.
Klingons famosos: o tenente Worf, T’kar

Ferengi:
Sãos talvez os humanóides mais feios da “Jornada das estrelas”. Os Ferengi possuem uma cultura organizada através de regras de aquisição a favor da cobiça e do lucro. Com grandes orelhas, sobrancelhas, nariz, dentes curtos e afiados e pele laranjada, os Ferengi são semelhantes aos humanos.

Eles são originários do planeta Ferenginar, um pântano deprimente com uma chuva interminável do tamanho do planeta. Sua capital está formada por uma série de cúpulas quebradas por uma grande torre, a torre de comércio no mercado sagrado, o centro de toda a civilização Ferengi.
Ferengis famosos: Quark, Par Lenor

Nenhum comentário: