sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A Zona Habitável


A Zona Habitável

Através da história, o interesse pela busca de vida em outros mundos tem crescido e decrescido. Muitos desenvolvimentos novos e emocionantes têm emergido nas últimas décadas em busca de corpos planetários nas estrelas próximas, e este interesse nunca foi tão grande.

O que é considerado um planeta habitável? Como a água é essencial para manter todas as formas de vida, é crucial que as condições do planeta permitam a existência de água em forma líquida para que possa conter vida. Se o planeta estiver muito perto da estrela, a água não poderá se condensar, e se ele estiver muito longe ela estará sempre congelada.

E a área entre as duas distâncias? Esse ponto é conhecido como a zona habitável de uma estrela. A zona habitável ou zona Goldilocks é definida como a área ao redor da estrela na qual o fluxo de energia estelar permite à superfície terrestre do planeta permanecer na temperatura correta, possibilitando a existência da água em estado líquido.

Em outras palavras, a temperatura média da superfície do planeta deve permanecer entre zero e cem graus centígrados. Isso também significa que as zonas habitáveis devem ser diferentes entre estrelas com diversos tipos espectrais. Dependendo do tipo de estrela, a zona habitável será provavelmente diferente.

Felizmente, a Terra está dentro de uma zona habitável do nosso Sol e preenche todas as condições necessárias para permitir que a água exista em forma líquida. No entanto, não significa que um planeta estando na zona habitável seja capaz de conter vida.

Outros importantes fatores atenuantes, geralmente relacionados à atmosfera do planeta, podem criar diferenças na temperatura, impossibilitando a existência de vida em um planeta localizado dentro da zona habitável. Os planetas Marte e Vênus do nosso sistema solar são um exemplo disso.

Enquanto Vênus se encontra dentro da zona habitável do nosso Sol, sua atmosfera pesada não deixa escapar a radiação solar e cria um efeito estufa que eleva a temperatura do planeta, tornando-o inabitável. A situação de Marte é diferente.

No início pensava-se que ele estava localizado fora da zona habitável, mas agora existe evidência de que a água líquida existiu no planeta vermelho. Tudo isso é um grande desafio para os cientistas e pesquisadores que desejam encontrar planetas habitáveis pouco parecidos com a Terra.

Obviamente, partimos do princípio de que a vida, como a conhecemos, – formas de vida que precisam de oxigênio e metano para sobreviver – precisam de água líquida para existir. O que acontece se essa suposição estiver incorreta? Poderá haver vida extraterrestre que não dependa de água para sobreviver?

Nenhum comentário: