segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Einstein e Buda - VII

Ryder-SmithA análise funcional estuda a maneira em que todas as partes de um sistema afetam todas as demais partes. Pelo contrário, o investigador analítico “reducionista” examina um elemento para compreender a maneira em que afeta o elemento seguinte. Investiga assim a relação direta de causa e efeito, em linha reta. Este raciocínio linear caracteriza bem o enfoque analítico.

Dr. CapraSegundo o raciocínio linear, uma ação que dá um resultado correto automaticamente terá resultados melhores se prosseguir. Ao contrário, segundo o raciocínio não-linear, a continuação desta ação pode dar melhores resultados durante certo tempo, e depois se deteriorará e a situação piorará. Existe, então, um valor ótimo para cada coisa, e este princípio se aplica igualmente à dimensão de uma empresa, ou a qualquer instituição social, por exemplo.

Ryder-SmithDr. Capra, pensa que outro enfoque tradicional também cede terreno ante a nova visão do mundo? De fato, a ciência sempre foi considerada como neutra, ou seja: que um cientista trata simplesmente de descobrir a realidade do mundo que o rodeia, sem emitir opinião sobre o que está bem ou mal.

Dr. Capra – Em primeiro lugar, os trabalhos cotidianos de um investigador são geralmente independentes de qualquer opinião. Agora, no que diz respeito a minha própria esfera de atividade no campo da física, ao estudar por exemplo a interação entre os prótons e os nêutrons para determinar a massa do nêutron, posso expressar esta massa como uma quantidade que não dependa prá nada de meus valores morais.

Entretanto, me servirei destes trabalhos num contexto maior: seja estudando e determinando a massa do nêutron para demonstrar as magníficas correlações que existem no mundo subatômico, seja utilizando estas investigações para elaborar uma bomba de nêutrons.

Estes dois enfoques são muito diferentes, e o contexto mais amplo, no qual pode ser aplicada a ciência, depende muito dos valores morais. Sendo assim, ao se esforçar em obter uma ciência neutra, ocorre em geral que os cientistas terminam por admitir tacitamente os valores que dominam a nossa sociedade.

Mas, por razões culturais e históricas, vivemos numa sociedade muito desequilibrada, que põe ênfase em certos valores e ignora os demais. Por conseguinte, a adoção tácita ou explícita deste sistema de valores desequilibrados acarreta um desequilíbrio no campo científico, tecnológico, político, social, etc.

Ryder-Smith – Você considera este desequilíbrio nos valores segundo os termos de uma das filosofias orientais antigas.

Dr. CapraPode se descobrir o sistema de valores de diferentes maneiras. Uma delas, que considero particularmente útil, está fundamentada na terminologia chinesa do “Yin” e o “Yang”.

Em sua filosofia e sua cultura, os chineses julgaram que existiam dois princípios opostos subjacentes, o do Yang e o do Yin. O Yang é a afirmação de si mesmo, o Yin é a integração. O Yang é a análise, o Yin é a síntese. Por conseguinte, o Yang é a ciência, o Yin é a religião. O Yang é a expansão, o Yin é a conservação; o Yang é a competição, o Yin, a cooperação.

Compreende-se, imediatamente, segundo estes pares de opostos, que constantemente estamos pondo demasiada ênfase no Yang, enquanto ignoramos o Yin. Além disso, no sistema chinês, o Yang está associado aos valores masculinos, enquanto que o Yin se relaciona com os valores femininos.

Na nossa época, as feministas freqüentemente têm sustentado que em nossa sociedade, que adotou valores patriarcais, os homens jogam um papel preponderante, o que dá um caráter prioritário às qualidades masculinas em relação com as qualidades femininas
.

Um comentário:

Ana Karina Fainascki Panzoni disse...

Olá!!!
tudo bem?

Te encontrei por acaso, adorei o seu blogger!!!!! Muito belo e rico em informação. Por isso te linkei.

Quando tiver um tempinho, me visita e comente.

Beijinhos,
Karina.