segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Einstein e Buda - X

Ryder-Smith Este desequilíbrio é um dos numerosos problemas causados pela falta do equilíbrio por nós enfocado, que põe ênfase abusiva na análise e no tratamento de problemas tomados isoladamente, ignorando o ponto de vista funcional que permite ver as coisas no seu contexto.

Dr. Capra – Sem embargo, todas as ciências experimentam atualmente uma profunda mutação. Entretanto, esta evolução não fez mais que começar, e eis aqui então, a “Mudança” a que me refiro. Nós nos aproximamos da encruzilhada, mas ainda não esta lá.

Em todos os campos, seja na biologia, na medicina, na psicologia, na economia, na física, a análise funcional não é mais que um ponto de vista minoritário, mas não deixa de ganhar terreno. Não somente os cientistas estão a seu favor, mas diversos grupos sociais, assim como associações, reivindicam-no numa concepção mais global.

Todos estes movimentos vão se reunindo para formar o que chamo de nova civilização. Em meu livro, adoto um ponto de vista evolucionário para examinar o nascimento de uma cultura ou de uma civilização que alcança o seu apogeu depois declina e desaparece. Está claro que isto não é original.

Historiadores como Toynbee já descreveram esta evolução. Mas quando uma cultura declina, assiste-se simultaneamente o nascimento e o crescimento de outra cultura, que termina por ocupar o seu lugar. A mim me parece que assistimos atualmente este fenômeno.

Os principais partidos políticos, os sistemas educacionais mais importantes, as maiores empresas, etc. pertencem, todos, à cultura que desaparece, enquanto que estas novas tendências científicas e sociais caracterizam o aparecimento da nova civilização. Assim sendo, como é evolucionário, este fenômeno deve inevitavelmente estabelecer-se.

Queiramos ou não, os esquemas evolutivos que formam em períodos muitos longos, terminam sempre por acontecer. Por conseguinte, a nova cultura aparecerá e terminará por dominar e substituir a antiga.

Ryder-Smith A condição de que não sejamos destruídos no intervalo, nos dominará. Admitindo que sobrevivamos, veremos que esta nova civilização estará caracterizada, entre outras coisas, pelo papel das mulheres e pelos valores femininos.

Dr. CapraEfetivamente nos orientamos para uma sociedade na qual as mulheres serão iguais aos homens de pleno direito, e representarão papéis equivalentes. O elemento feminino – ou se preferir, o princípio feminino – terá um estatuto perfeitamente igual ao princípio masculino. Considero que esta evolução muito profunda, que já está em curso, embora progride lentamente e como a desgosto, desembocará na formação de uma sociedade muito diferente.

Ryder-Smith Esta nova sociedade irá a par com um novo enfoque da ciência e da tecnologia.

Dr.Capra –
Eis aqui a minha visão da evolução que acontecerá nos anos 80: a nova cultura seguirá seu progresso, e assim alcançaremos a “Mudança”, enquanto que as disciplinas científicas mudarão as suas concepções para pôr ênfase nas noções de interconexão e de interdependência.

Assim, vamos reorientar nossa tecnologia, e a passar, por exemplo, da energia nuclear à energia solar, de uma tecnologia em grande escala a uma tecnologia em pequena escala. Todas estas transformações não significam uma volta atrás. Compreendam bem: devemos inventar novas tecnologias com vistas a resolver nossos problemas, mas em geral serão mais simples e, na realidade, mais belas e mais elegantes do que estas máquinas gigantescas de que dispomos atualmente.

Ryder-Smith O enfoque holístico, ecológico, certamente cada vez mais atrai um maior número de pessoas. Mas, o que ocorrerá se não modificarmos nosso comportamento a tempo?

Dr. Capra –
Se não mudarmos, a situação será completamente
trágica: exterminaremos a nós mesmos com nosso armamento nuclear – o que é muito possível – ou nos envenenaremos poluindo nosso meio ambiente. Já destruímos bastante a vida em nosso planeta de numerosas maneiras, é, pois, tempo de efetuar uma rápida virada.

http://www.encontroespiritual.org/bartigos_einstein.html

Nenhum comentário: