sábado, 21 de fevereiro de 2009

LUZES NA AVIAÇÃO- IV

Considerações Sobre a Lâmpada de Gás Xenônio
As lâmpadas por descarga de gás xenônio ou krypton são formadas por um tubo de vidro, geralmente na forma helicoidal, contendo em seu interior o gás sob pressão. Possuem dois eletrodos em suas extremidades, os quais trabalham com
tensões elevadas, próximas de
500
volts.

Um terceiro eletrodo, em volta do tubo, chamado de ionizador, opera com pulsos de até
6.000
volts, produzido por uma bobina, junto à própria lâmpada. Ao receber estes pulsos, o gás é ionizado, gerando um plasma, o qual emite uma intensa luminosidade, chamada de relâmpago (ou flash), com duração de 1 milisegundo, o qual também gera uma alta temperatura na lâmpada e partes próximas à mesma.

As especificações de intensidade das lâmpadas são dadas em joules ou W/s (wats por segundo). Para termos uma referência, uma energia de
14 joules pode ser visualizada até cerca de 8
km de distância. Para o seu funcionamento, estas lâmpadas necessitam de um módulo de potência (ou fonte), que gera a alta tensão e fornece os pulsos para o disparo das lâmpadas.

Os cabos elétricos das lâmpadas devem ser blindados e suas especificações são fornecidas pelos fabricantes. Em razão destas características, as lâmpadas de xenônio requerem um cuidado especial em seu manuseio.
Para mexer no sistema, deve-se aguardar pelo menos 10 minutos, após o seu desligamento, pois há tensões acumuladas no circuito. Deve-se evitar, também, tocar com as mãos no tubo da lâmpada pois o próprio suor das mãos pode ser prejudicial.

Nenhum comentário: