sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ufologia - ciência do futuro.II

Seríamos capazes de fazer um retrato fiel do mundo físico?


A Ciência não assume saber a verdade absoluta sobre o mundo prático e sim que deve descobrir seu conhecimento e conteúdo. Aqueles que afirmam o contrário não podem estar falando sobre conhecimento científico. Pressupõe uma ordem regular na natureza e assume que existam princípios fundamentais com os quais fenômenos naturais funcionam, sendo estes princípios ou leis relativamente constantes, mas não que possa saber, de forma definitiva, o que sejam estas leis ou a ordem real de qualquer conjunto de fenômenos.

Uma teoria científica é um conjunto de princípios, conhecimentos e métodos para explicar o comportamento de uma sucessão de acontecimentos específicos. Tenta-se entender e explicar o mundo das experiências observadas, sensoriais e como as coisas naturais operam e acontecem.

Algumas teorias científicas, quando são propostas e desenvolvidas pela primeira vez, são pouco mais que palpites baseados em informações limitadas, mas quando bem desenvolvidas organizam o conhecimento e nos permitem prever ou elucidar amplos eventos.


A característica que distingue uma teoria para que ela seja considerada científica é a possibilidade de ser experimentalmente testada e posteriormente confirmada. Quanto maior o número de testes rigorosos, maior seu grau de confirmação e aceitação.

Todavia, nenhuma pode ser provada com certeza absoluta. Por exemplo, a teoria da relatividade especial de Einstein é aceita como correta, mas não significa que seja infalivelmente certa. Igualmente à teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin.

No caso dos UFOs e seus tripulantes, temos inúmeras deduções e induções, hipóteses e metodologias “emprestadas” das mais variadas disciplinas e formas de pesquisa, mas estamos ainda na fase dos palpites baseados em informações limitadas, o que é normal para uma protociência com pouco mais de meio século de existência.

O objeto de estudos se mostra multifacetado, multiforme ou, em muitos casos, simplesmente imaterial. Envolve toda uma complexidade e gama de ações e consequências antropológicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e científicas, o que exige profissionais das mais variadas áreas trabalhando em conjunto e união absoluta, o tempo todo.


A história da Ciência mostra que teorias científicas não permanecem inalteradas para sempre, funcionando bem por algum tempo, depois surge a descoberta de novos fatos que não se encaixam e novas teorias acabam por substituir as antigas, parcial ou totalmente.

O conhecimento científico que temos é em relação ao saber humano e os cientistas são seres humanos, não são deuses e a Ciência pode errar ou equivocar-se. Muitas pessoas se agarram nas afirmações científicas como verdades absolutas, o que as torna uma espécie de fiéis seguindo sua religião e, neste caso, a Ciência vira doutrina e, seus representantes, os inquisidores.Estudo dos UFOs. Só isso?


A chamada Era Moderna dos Discos Voadores foi iniciada oficialmente em 24 de junho de 1947, dando espaço ao termo Ufologia - estudo dos UFOs, do inglês Unidentified Flying Objects, e também de seus tripulantes - e ufólogo para o pesquisador do assunto.

A Ufologia completou
61 anos em 24 de junho de 2008
e, no decorrer deste tempo, descobrimos, detectamos, investigamos, documentamos, fotografamos e filmamos toda uma gama de ocorrências cada vez mais sólidas e comprovadas de fenômenos e efeitos físicos, químicos, biológicos, ópticos, eletromagnéticos, elétricos, térmicos, astronômicos, sociais e históricos.

Avistamentos, pousos e abduções invariavelmente semelhantes entre si, traumas, seqüelas físicas e psicológicas em testemunhas e vítimas etc. Nunca ouvimos falar de alguém, que tenha estudado e pesquisado de modo imparcial e sem preconceitos estes fatos, concluir que tudo não passa de equívocos e devaneios.

Muito pelo contrário, indivíduos cada vez mais capacitados e formados nas mais diversas áreas científicas vêm surgindo com grande interesse e admiração pela Ufologia, sendo gradativamente incorporados e contribuindo, cada qual em sua especialidade profissional, na busca de pistas, soluções, metodologias apropriadas, tecnologia e equipamentos inovadores, teorias, respostas, formas de tratamento e recuperação de abduzidos, etc.

Nenhum comentário: