sábado, 10 de março de 2007

Microondas esteriliza esponjas, diz pesquisa.

Cientistas americanos descobriram uma nova arma contra os germes que causam o apodrecimento da comida: o forno de microondas. Colocar esponjas de lavar pratos e panelas por dois minutos dentro do forno de microondas pode matar 99% dos microorganismos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health.

O calor, e não a radiação, é responsável pela esterilização de esponjas, disseram pesquisadores dos Estados Unidos. Esponjas e panos de prato são freqüentes fontes de microorganismos causadores de intoxicação alimentar porque vírus e bactérias provenientes de ovos, carne e vegetais crus se propagam em condições de umidade.

Estima-se que uma esponja de cozinha possa conter 10 mil bactérias, inclusive E. coli e salmonella, em pouco mais de dois centímetros quadrados. Gabriel Bitton, um perito em engenharia ambiental da Universidade da Flórida, e seus colegas contaminaram esponjas em água suja que continha bactéria fecal, vírus, parasitas e esporos de bactérias.

Em seguida, eles colocaram o material contaminado em um forno de microondas durante períodos de tempo diferentes. Depois de dois minutos com potência total, 99% das bactérias haviam sido mortas. A bactéria E. coli foi morta depois de apenas 30 segundos.

Esporos de Bacillus cereus - que são associados amplamente com vegetais e alimentos com contato com o solo e são normalmente muito resistentes a radiação, calor e substâncias químicas tóxicas - foram completamente erradicados depois de quatro minutos dentro do microondas.

Calor Britton disse que o calor se mostrou mais fatal do que a radiação porque microondas trabalham agitando moléculas de água. Ele recomendou que se coloque esponjas úmidas - e não secas - dentro do microondas para minimizar o risco de incêndio e que não se coloque no forno esponjas de metal do tipo bombril.

Dois minutos todos os dias serão suficientes para pessoas que cozinham regularmente, disse ele. "Basicamente, o que constatamos é que nós podemos matar a maioria das bactérias em dois minutos."

"As pessoas costumam lavar esponjas no aparelho de lavar louça, mas se o que elas querem é descontaminá-las e não apenas limpá-las, deveriam usar o forno de microondas", afirmou. A equipe também examinou se os microondas poderiam ser usados para esterilizar seringas contaminadas. Constatou-se que este é um método eficaz, mas que o tempo de esterilização é
muito maior: até 12 minutos para os esporos de Bacillus cereus.

Nenhum comentário: