quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Barbara Morgan irá ao espaço no ônobus espacial...

Bárbara Morgan fez um treinamento de seis meses junto com Christa McAuliffe. Finalmente Christa foi a primeira opção da Nasa, após uma grande dúvida entre as duas professoras. A professora morreu junto com os outros seis membros da tripulação na explosão do Challenger em 28 de janeiro de 1986, 73 segundos após decolar. Esse acidente foi a primeira grande catástrofe do programa americano de conquista espacial --a segunda foi com a nave Columbia, em 2003.

A presença de Christa aumentou o impacto do drama, que foi transmitido ao vivo pelas redes de televisão e que ficou na memória coletiva americana. Depois do acidente, Barbara Morgan continuou trabalhando alguns meses para a Nasa, realizando uma viagem pelos Estados Unidos, visitando escolas e organizações educativas para promover a integração de temas espaciais à educação. Em seguida, voltou a ensinar numa escola primária em Idaho, retomando sua carreira de docente iniciada em 1974 numa reserva indígena de Montana.

Após o acidente do Challenger, a Nasa hesitou durante muito tempo em continuar com o projeto de enviar uma professora ao espaço ou integrá-la ao corpo de astronautas. Morgan participará ativamente das tarefas de descarregamento de 2,3 toneladas de equipamento e mantimentos e da instalação de uma plataforma de armazenamento com a ajuda do braço mecânico da estação. Ela responderá também às perguntas de estudantes de Idaho numa entrevista coletiva.

Nenhum comentário: