quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Endeavour alcança órbita com sucesso

Ônibus espacial decola rumo à ISS
Lançamento ocorreu com sucesso às 19h36 desta quarta-feira (8).O ônibus espacial leva a bordo uma ex-professora americana, Barbara Morgan.
Do G1, com agências internacionais

O ônibus espacial americano Endeavour alcançou a órbita terrestre menos de nove minutos depois de seu lançamento nessa quarta-feira à noite, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

Os dois foguetes propulsores do Endeavour se separaram do módulo orbital, como previsto, dois minutos após o lançamento, caindo no Oceano Atlântico. Ambos, que fornecem 80% do impulso necessário para a decolagem, serão recuperados depois e reutilizados.

A nave foi lançada com sucesso da plataforma 39A, no Centro Kennedy, da Nasa, às 22h36 GMT (19h36 de Brasília). Essa foi a segunda viagem do ano, com parte da missão de construção do laboratório espacial multinacional.

A tripulação inclui duas mulheres, uma delas Barbara Morgan, uma ex-professora de 55 anos que, passadas mais de duas décadas da catástrofe com o Challenger, que deveria levar a primeira professora ao espaço, Christa McAuliffe, retoma sua missão nesta viagem do Endeavour.

Seis astronautas também estão na nave: o comandante de bordo, Scott Kelly, de 43 anos; o co-piloto, Charlie Hobaugh, de 45; e quatro especialistas: Tracy Caldwell, de 37; Rick Mastracchio, de 47; Alvin Drew, de 44; e um médico e astronauta da Agência Espacial Canadense, Dave Williams, de
53.

Continua

Nenhum comentário: