quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Astrônomos descobrem planeta...

Astrônomos descobrem planeta que pode ser habitável da Associated Press
da Folha Online

Astrônomos encontraram um planeta fora do nosso Sistema Solar que é potencialmente habitável, com temperaturas parecidas com as da Terra. A descoberta foi considerada um grande passo na procura por vida extraterrestre. O planeta tem o tamanho certo, pode ter água em forma líquida e, em termos de Universo, está relativamente perto, a cerca de 20,5 anos-luz da Terra. Ele gira em torno de uma anã vermelha --uma estrela muito menor, menos luminosa e mais fria que o nosso Sol-- chamada de Gliese 581.

A Gliese 581 é uma das cem estrelas mais próximas da Terra. Sua luminosidade é tão fraca que não pode ser vista sem um telescópio, mas fica na constelação de Libra. O novo planeta leva o equivalente a 13 dias para girar em torno da estrela. A gravidade é 60% mais forte que a da Terra.

Mas a visão deve ser espetacular, dizem os cientistas. O planeta está 14 vezes mais perto da estrela que órbita do que a Terra em relação ao Sol. Por isso, a anã vermelha, vista no céu, seria 20 vezes maior que o da nossa lua. O planeta, batizado de 581c, foi descoberto pelo telescópio do Observatório Europeu do Sul (
Eso) em La Silla, no Chile. No entanto, há muito a descobrir sobre o astro. Ele ainda pode se revelar inabitável

Continua





Nenhum comentário: