quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Professora opera braço robótico para expansãode ISS

Bárbara Morgan, 55, primeira professora a embarcar em um ônibus espacial desde a tragédia do Challenger, em 1986, está participando ativamente da missão da Nasa na ISS (Estação Espacial Internacional). Ela ajudou operar o braço robótico utilizado na expansão da estação.

Ela e Tracy Caldwell, especialista de missão, operaram o equipamento a partir do Endeavour, enquanto o piloto Charles Hobaugh e o engenheiro de vôo Clay Anderson controlaram outro dispositivo na ISS.

O objetivo é instalar uma nova plataforma de estocagem externa. Bárbara se juntou ao corpo de astronautas da Nasa em 1998 como especialista de missão, depois de dois anos de formação e avaliação.

O objetivo dessa missão, que terá 14 dias de duração, é levar e instalar na ISS uma nova seção metálica de 1,58 tonelada e do tamanho de um pequeno automóvel. Uma vez concluída a tarefa, a estação irá medir 108 metros. Os astronautas substituirão também um dos quatro giroscópios defeituosos da estação, além de instalarem uma plataforma exterior de armazenamento de cerca de 3,3 toneladas. A ISS é um projeto de US$ 100 bilhões do qual participam 16 países.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u319929.shtml

Nenhum comentário: