quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Planeta Extrasolar é Capaz de abrigar vida?

Alguns dados, não muito conclusivos, pareciam indicar a existência de pelo menos mais um planeta em torno dessa estrela. Novos dados foram obtidos, e seus resultados apresentados em artigo publicado dia 24 passado. Esses dados apresentam "fortes" indícios da existência de 3 planetas orbitando a Gliese 581.

Um deles, chamado "Gliese 581c", gastaria 13 dias terrestres para completar uma volta em torno da estrela central, estando a aproximadamente 11 milhões de km dela (a distância Terra - Sol é de aproximadamente 150 milhões de km). Essa distância pode dar a esse planeta uma temperatura superficial entre 0 e 40 oC.; sendo assim possível haver água líquida em sua superfície (condição para o desenvolvimento de vida).

Essa temperatura, entretanto, pode ser bem mais alta, caso o planeta apresente atmosfera que produza "efeito estufa". Além disso, por estar muito próximo da estrela central, efeitos de maré podem ter levado esse planeta a ficar com a mesma face constantemente voltada para ela (Assim como aconteceu com nossa Lua, que fica com a mesma face permanentemente voltada para a Terra).

Assim sendo, a face iluminada do planeta seria extremamente quente e a face escura extremamente fria. Temperaturas condizentes com água líquida só seriam encontradas na faixa intermediária entre essas duas metades do planeta. Vejam que água líquida na superfície desse planeta é apenas uma possibilidade que julgamos viável quando analisamos o brilho de sua estrela central e a distância do planeta a ela.

Continua

Nenhum comentário: