quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sonhos Lúcidos

Não estaremos utilizando essa palavra como sinônimo de "devaneio","ilusão" ou "algo que não existe" mas para designar o contato direto com o mundo imaginal. Todos temos um mundo interno, feito de imaginações, anelos e desejos. Esse mundo interno é psíquico e energético. Não é denso e fixo como o mundo externo porém é, à sua própria maneira, concreto e real (Jung, 1984).

Quando adormecemos, as percepções do mundo exterior cessam e adentramos ao reino interior (Mendes, 1998). As vivências sob tal estado são os chamados sonhos. Infelizmente, quase sempre viajamos através do mundo onírico inconscientemente e não percebemos que estamos em um mundo paralelo ao vígil.

Quando aprendemos a exercitar corretamente a consciência, isto é, o fator psíquico que nos permite prestar atenção e nos manter em alerta natural, podemos viajar pelos mundos interiores com plena lucidez, o que é muito melhor do que ter alucinações por drogas ou por indução hipnótica.

No sonho lúcido, experienciamos a nós mesmos como estando localizados em um mundo intelectualmente concebido como irreal ou não pertencente à realidade física ordinária (Tart, 2001). Podemos obter sonhos lúcidos por meio de procedimentos especiais. A vasta literatura existente apresenta muitas técnicas pretensamente indutórias de tal estado mas nem todas tiveram sua segurança e eficiência testadas cientificamente (Price, 2001).

Continua

Nenhum comentário: