quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Planeta Extrasolar é Capaz de abrigar vida?

O Gliese 581c estaria na região que consideramos "zona habitável" de seu sistema planetário. Existem técnicas que podem nos falar diretamente, com relativa confiabilidade, da presença de vapor d'água em um planeta extrasolar, mas para isso é necessário que o planeta passe, visto pelos nossos equipamentos, em frente à estrela central (deve haver a "coincidência" do plano da órbita do planeta não ser inclinado em relação à nossa linha de visão); o que ainda não sabemos se acontece com o Gliese 581c.

A massa do Gliese 581c deve ser pouco superior a 5 vezes a massa da Terra (Esse cálculo depende da presença de outros planetas no sistema dessa estrela e da inclinação do plano orbital desse sistema em relação a nós). Se ele for um planeta formado basicamente por rochas, seu tamanho deve ser aproximadamente 1,5 vezes o tamanho da Terra e a gravidade em sua superfície aproximadamente o dobro da gravidade na superfície do nosso planeta.

Se ele for formado basicamente por gelo, seu tamanho deve ser aproximadamente 2 vezes o da Terra e a gravidade em sua superfície por volta de 1,25 vezes à gravidade na superfície de nosso planeta. Apesar de, por enquanto, só podermos falar de condições para o desenvolvimento de vida no Gliese 581c como uma vaga possibilidade, esse possível planeta certamente "fará história".

Nos próximos anos ele não apenas será um dos objetos mais pesquisados em nossa busca por vida extraterrestre, como também já está dirigindo a atenção de vários desses pesquisadores para outras estrelas anãs vermelhas nas vizinhanças de nosso sistema planetário. Independentemente dessas pesquisas serem frutíferas ou não, a Gliese 581 trouxe novas esperanças na nossa busca por companhia no Universo!

http://www.observatorio.ufmg.br/pas75.htm

Nenhum comentário: