quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sonhos Lúcidos

A consciência educada para manter a lucidez durante o sono corporal proporciona vivências e sensações incríveis:

1) Podemos assimilar informações depositadas no inconsciente e passar por experiências arquetípicas. A consciência intra-oniricamente desperta pode trazer o conhecimento contido na psique inconsciente à existência vígil.

2) O medo da morte diminui (Lange, 1997). O espectro da morte é resignificado quando nos descobrimos íntegros e vivos enquanto o corpo físico dorme na cama.

As experiências oníricas conscientes são, antes de tudo, experiências humanas. São exóticas para nossas normas culturais (Tart, 2001) e algumas vezes assumem a forma de experiências religiosas ou esotéricas mas, antes disso, são experiências psicológicas. Por tal motivo, os cientistas não devem ter preconceito com relação às mesmas e nem rechaçá-las.

Algumas possibilidades experiências que se abrem. A compreensão da fenomenologia e dos processos de indução do sonho lúcido nos lança às portas de um novo mundo. É uma descoberta equivalente à de Cristóvão Colombo (Kelzer, 2001). A construção de caminhos para experiênciar a dimensão interior desconhecida por via direta, literalmente adentrando ao que está muito além da consciência ordinária, vem permitindo que exploremos o vastíssimo mundo onírico.

Continua

Nenhum comentário: