quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sonhos Lúcidos

Há uma total diferença entre a exploração direta e a indireta. Apesar de importante, a análise do processo onírico sem a participação da consciência no nível imediato de sua manifestação não nos permite a realização de testes que visem revelar detalhes da natureza do mundo misterioso.

O estudo da psique inconsciente a partir de recordações de vivências internas sob estado de baixa ou nula lucidez não fornece o mesmo tipo de contato proporcionado pelos sonhos lúcidos e não nos conduz às mesmas revelações. Teorias influenciadas pelo esoterismo afirmam que o mundo dos sonhos é o mesmo mundo dos mortos.

A investigação direta no nível onírico pode nos revelar, por meios similares aos que utilizamos na vida comum para elucidar dúvidas, se isso corresponde ou não à verdade (Eeden, 1913). Não obstante, devemos manter "a guarda alta" e preservar um sentido altamente crítico com relação às cenas noturnas que se desenrolam ante nossa consciência.

Devemos nos lembrar que somos exploradores em um mundo desconhecido. A negligência com relação a este aspecto fará com que percamos o senso de realidade e tomemos literalmente as imagens arquetípicas, caindo vitimados por crenças misticóides.

URBAN, P., Jung e a Parapsicologia in
www.amigodaalma.com.br

Nenhum comentário: