quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Barbara Morgan irá ao espaço no ônobus espacial...

Barbara Morgan irá ao espaço no ônibus espacial Endeavour Vinte anos após tragédia, Nasa levará outra professora ao espaço.

da France Presse, em Washington


Mais de 20 anos depois da catástrofe do ônibus espacial americano Challenger, que devia enviar a primeira professora ao espaço (Christa McAuliffe), Barbara Morgan retoma a bandeira ao viajar a bordo do Endeavour. O lançamento do ônibus espacial está previsto para quarta-feira (8), às 19h36 (horário de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, região de Cabo Canaveral (Flórida), para uma missão de 11 dias à ISS (Estação Espacial Internacional).

Aos 55 anos, Barbara Morgan, que se juntou ao corpo de astronautas da Nasa em 1998 como especialista da missão depois de dois anos de formação e avaliação, agora fará parte da tripulação de sete membros da nave. "Nessa missão vamos lembrar de Christa e da tripulação do Challenger", declarou recentemente Morgan numa entrevista divulgada pela Nasa.

Morgan foi selecionada pela Nasa em 1985, aos 34 anos, para substituir Christa McAuliffe em caso de necessidade. Ela estava entre os mil candidatos que desejavam ser o primeiro professor a viajar para o espaço. A Nasa buscava então reavivar o interesse do grande público por seu programa espacial, enviando o primeiro civil à órbita.

Continua


Nenhum comentário: