quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Laser vai analisar supefície secreta de Mercúrio

Cientistas alemães desenvolveram um laser que pode servir à Agência Espacial Européia (ESA) para descobrir a forma da superfície até agora desconhecida de Mercúrio, o menor planeta e próximo ao Sol. Dentro da missão "BepiColombo", a ESA lançará em 2013 duas sondas ao espaço para conhecer mais dados sobre o planeta, cuja localização no sistema solar foi comprovada pela sonda "Mariner 10" da Nasa (agência espacial americana) há mais de 30 anos.

Em 2004, a agência enviou outra missão a Mercúrio, mas apenas conseguiu fotografar a metade da superfície do planeta. O desafio agora é averiguar como é o contorno da superfície total de Mercúrio e como são suas crateras, profundezas e escarpas.

Com esse fim, o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Laser em Aachen (Alemanha) já prepara um protótipo do laser de diodo que, instalado nas sondas, deve servir para medir a distância entre estas e cada centímetro da superfície de Mercúrio, segundo divulgou hoje a Comissão Européia.

Com esta informação, será possível depois traçar um mapa (descrição das montanhas) em três dimensões do planeta. Enquanto a maioria dos aparelhos de raios laser projetados até agora superam os 5 quilos, o novo desenvolvido em Aachen e com o qual os criadores querem ganhar a concorrência pública organizada pela ESA pesa apenas 650 gramas e não mede mais do que 15 centímetros.

Outro desafio destes cientistas foi conseguir que o raio de luz projetado pelo laser ficasse inalterado no vazio. Para isso, desenvolveram uma tecnologia que cria uma atmosfera artificial que protege o laser de condições adversas.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1817936-EI301,00.html

Nenhum comentário: