quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O sistema Planetário em torno de Gliese 581

Dois anos há, a mesma equipe dos astrônomos encontrou já um planeta em torno de Gliese 581. Com uma massa de 15 Terra-massa, isto é similar àquela de Netuno, orbita sua estrela do anfitrião em 5.4 dias. Então, os astrônomos tinham visto já sugestões de um outro planeta.
Obtiveram conseqüentemente um jogo novo das medidas e encontraram a super-Terra nova, mas também indicações desobstruídas para outro, um planeta de 8 Terra-massa que termina uma órbita em 84 dias.
O sistema planetário que cerca Gliese 581 contem assim não menos de 3 planetas de 15 massas ou de menos da terra, e porque tal é um sistema completamente notável. A descoberta foi feita a agradecimentos aos HARPS (velocidade radial da exatidão elevada para a busca planetária), talvez ao espectro gráfico o mais preciso no mundo.
Localizado no telescópio de ESO 3.6-m no la Silla, o Chile, HARPS pode medir velocidades com uma precisão mais melhor de um medidor por o segundo (ou os 3.6 km /h)! Os HARPS são um dos instrumentos os mais bem sucedidos para detectar exoplaneta e prendem já diversos registros recentes, incluindo a descoberta de um outro ' trio de Netuno'.


As variações detectadas da velocidade estão entre 2 e 3 medidores por o segundo, correspondendo a aproximadamente 9 km /h! Aquela está a uma velocidade de uma pessoa que anda vivamente. Tais sinais minúsculos não poderiam ter sido distinguidos ' do ruído simples ' por a maioria de espectro gráfica disponíveis de hoje.

Os "HARPS são uma máquina original da caça do planeta," diz o maior de Michel, do observatório de Genebra, e investigador. principal dos HARPS "dado a precisão incredibilidade dos HARPS, nós focalizamos nosso esforço em planetas da baixo-massa.
E nós podemos dizer sem dúvida que os HARPS foram muito bem sucedidos: fora dos 13 planetas sabidos com uma massa abaixo de 20 massas da terra, 11 foi descoberto com HARPS!".Os HARPS são também muito eficientes em encontrar os sistemas planetários, onde os sinais minúsculos têm que ser descobertos.
Os dois sistemas sabidos para ter três planetas da massa baixa - HD 69830 e Gl 581 - foram descobertos por HARPS. "e nós somos confiáveis que, dado os resultados obtidos assim distante, encontrar.

Continua

Nenhum comentário: