quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Por que os humanos são os únicos primatas pelados?

Recentemente, um colega e eu sugerimos que os ancestrais dos humanos modernos ficaram pelados como uma maneira de reduzir a prevalência de parasitas externos, que geralmente infestam os pêlos. Um casaco peludo é um refúgio atraente e seguro para insetos como carrapatos, piolhos e outros “ectoparasitas”.

Essas criaturas não apenas causam irritação, como também carregam doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários como malária, doença do sono, a doença ou borreliose de Lyme e a doença do vírus do Nilo Ocidental. Todas podem causar problemas médicos crônicos e, em alguns casos, até mesmo a morte.

Os humanos, graças à habilidade de saber fazer fogueiras, construir abrigos e fabricar roupas, teriam sido capazes de perder seus pêlos e reduzir o número de parasitas, sem sofrer com o frio à noite ou em climas mais amenos. Nos humanos, os piolhos ficam confinados às áreas peludas do corpo, o que parece corroborar a hipótese.

Ratos-toupeiras pelados – animais que mais parecem lingüiças dentuças – também parecem apoiar a teoria. Eles vivem em grandes colônias subterrâneas, nas quais os parasitas seriam prontamente transmitidos. No entanto, o calor de seus corpos e o espaço confinado subterrâneo combinados provavelmente permitem que eles não percam calor para o ar frio, se mantendo aquecidos e, portanto, que sejam pelados.

Continua

Nenhum comentário: