quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O sistema Planetário em torno de Gliese 581

O Sistema Planetário Em torno De Gliese 581
Fotorreceptor da ESA /
22.07.

Achado dos astrônomos primeiramente Terra-como o planeta na zona habitável.
O Anão Carregou Outros Mundos Demasiado
!

Os astrônomos descobriram o a maioria Terra-como o planeta fora de nosso sistema solar para datar, um exoplaneta com um raio somente 50% maior do que a terra e capaz de ter a água líquida. Usando o telescópio de ESO 3.6-m, uma equipe dos cientistas de suíços, franceses e os portugueses descobriu uma super-Terra aproximadamente 5 vezes a massa da terra que orbita um anão vermelho, sabida já para abrigar um planeta da Netuno-massa. Os astrônomos têm também a evidência forte para a presença de um terceiro planeta com uma massa aproximadamente 8 massas da terra.

Entretanto, dado essa sua estrela do anfitrião, o Gliese vermelho 581. está menor e mais frio do que o sol - e assim menos luminoso - o planeta não obstante se encontra na zona habitável, a região em torno de uma estrela onde a água poderia ser líquida! O nome do planeta é Gliese 581 c.

"Nós estimamos que a temperatura média desta super-Terra se encontra entre 0 e
40 graus Celsius, e a água seria assim líquida," explica Stéphane Udry, do observatório de Genebra (Switzerland) e do conduz-autor do papel que relata o resultado "além disso, seu raio deve ser somente 1.5
vezes o raio da terra, e os modelos predizem-no que o planeta deve ser rochoso - como nossa terra - ou coberto inteiramente com os oceanos," adicionam.

Continua


Nenhum comentário: