quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O sistema Planetário em torno de Gliese 581


A estrela Gliese 581


"A água líquida é crítica à vida como nós a sabemos," avows Xavier Delfosse, um membro da equipe da universidade de Grenoble (France). "por causa de suas temperatura e proximidade relativa, este planeta será o mais provavelmente um alvo muito importante das missões de espaço futuras dedicadas à busca para a vida extraterrestrial. No mapa do tesouro do universo, se tentamos marcar este planeta com um X".

A estrela do anfitrião, Gliese
581, é entre as 100 estrelas as mais próximas a nós, localizado somente 20.5 ano luz afastado no libra da constelação ("as escalas"). Tem uma massa de somente um terceira a massa do sol. Tais anões vermelhos são intrínseca ao menos 50 vezes mais fracos do que o sol e são as estrelas as mais comuns em nossa galáxia: entre as 100 estrelas as mais próximas ao sol, 80
pertencem a esta classe.

"os anões vermelhos são alvos ideais para a busca para os planetas da baixo-massa onde a água poderia ser líquida. Porque tais anões se emitem menos luz, a zona habitável é muita mais perto deles do que é em torno do sol,"enfatiza Xavier Bonfils, um colega de trabalho da universidade de Lisboa. Os planetas que encontram-se nesta zona são detectados então mais facilmente com o método da radial-velocidade, o mais bem sucedido em detectar exoplaneta.

Continua

Nenhum comentário: