sábado, 15 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

A Spacequard Foundation

A Spaceguard Foundation é uma união de sociedades a associações de ação internacional que tem por objetivo a confecção de um cadastro do cinturão de asteróides, assim como cartografar todos os outros NEOs (Programa O.D.A.S) Com esta base deverão ser realizadas simulações para detectar aqueles NEOs que representam realmente um perigo para a terra.

Estes deverão então, com métodos que ainda deverão ser desenvolvidos, ser desviados ou destruídos. Além disso são tomadas providências para o aproveitamento de asteróides (minérios).Na Alemanha a Spaceguard Foundation é registrada como associação em Berlim.

A Fundação mantém contatos freqüentes com o Centro Alemão para Tráfego Aéreo e Espacial (DLR). Nos estatutos a Fundação se compromete "à pesquisa do espaço próximo à terra para o descobrimento, observação e medição de asteróides e cometas próximos à terra (NEOs)" . NEOs são um perigo potencial para os organismos do nosso planeta e teriam uma função importante para o futuro aproveitando do espaço vizinho à terra.

Como atividades da fundação são citados:
* Pesquisa e descobrimento de NEOs e avaliação do risco que estes oferecem;
* Apoio entre pesquisa e opinião pública;
* Incentivo a projetos de pesquisa;
* Organização de programas globais de procura de NEOs;
* Acionamento de telescópios exclusivos para a cartografação de NEOs.
* Outros links:
Posto de observação de NEOs da NASA: http://neo.jpl.nasa.gov/

Continua

Nenhum comentário: