sábado, 15 de setembro de 2007

O mistério da castátrofe de Tunguska

Os Fatos

Sim, na manhã de 30 de junho de 1908 realmente ocorreu na região da Tunguska Pedregosa uma catástrofe. Os registros sísmicos, as anomalias magnéticas, as fotos aéreas dos anos trinta, que mostravam toda a dimensão da destruição e não por último as 900 testemunhas oculares registradas, assim como milhões de testemunhas das estranhas aparições luminosas no mundo todo confirmam isso.

Mas até o momento ninguém pode citar a causa com certeza absoluta. Partindo do princípio de que um corpo cósmico originou o episódio, significaria que, se tivesse caído com
8 a 6
horas antes na terra, atingiria regiões habitadas como Sãoi Petersburgo, Helsinki, Estocolmo ou Oslo, todas situadas mais ou menos na mesma latitude, causando um número dificilmente estimável de vítimas.

Tivesse caído no Mar do Leste, um maremoto disso resultante teria causado grandes danos na Alemanha. Especialistas partem do princípio de que aproximadamente a cada cem anos um corpo celeste do tamanho estimado do objeto de Tunguska colide com a terra. Entre as órbitas de Marte e Júpiter situa-se o chamado Cinturão de Asteróides, formado por fragmentos de rocha irregulares com dimensões de poucos metros até 1000 km.

Presume-se que são restos de um planeta anteriormente existente, chamado de Phaeton, que foi destruído através da colisão com outro corpo celeste. O número total de asteróides é estimado como sendo de mais de 100.000, todos circundando o sol em suas trajetórias. Uma parte destes objetos (amoridas, apollonidas, etc.) aproxima-se do sol até uma Unidade Astronômica (UA) e assim se aproximam da terra.

Por isso são designados de Near Earth Objects (NEOs). Alguns destes asteróides representam um perigo real para a terra, porque as trajetórias de alguns deles cruzam a eclíptica. Especialmente quando estes pontos de interseção são de menos de UA, são registrados em um catálogo de perigo e chamados de Potentially Hazardous Asteroids (PHAs). Até agora puderam ser registrados
120
PHAs.

Continua

Nenhum comentário: