quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Fenômenos ufológicos são recorrentes na região

Apesar de causar espanto, os estranhos sinais de origem desconhecida que apareceram num canavial em Riolândia e estão sendo atribuídos a um ovni (objeto voador não-identificado) já foram registrados na região e na área rural de Votuporanga, diversas vezes e em diferentes épocas.

Em pouco mais de um ano, com o caso da Pousada Piapara em Riolândia, já são três os relatos. A estudiosa de ufologia Maria José Antunes Francisco conta que acompanha casos desse tipo há mais de 10 anos e que o sigilo é a maneira de ter acesso aos sinais que aparecem desde 1998.

A razão é simples: os proprietários de terras, apesar de assustados e curiosos não querem ver sua paz invadida por pessoas estranhas, imprensa e ainda ser taxado até de louco pela sociedade. Caso de Parisi Entre os anos de
1998 e 1999 pelo menos quatro ocorrências foram registradas na região e elas voltaram a acontecer desde o final de 2006.


O desenho mais curioso que visto de um ângulo parecia-se com uma forma humana carregado uma bagagem nas costas e de outro lembrava a ponteira do desenho principal do filme Sinais, surgiu em Parisi em
1998. Como conta Maria José que filmou e fotografou o fenômeno na época, um produtor rural da cidade vizinha, descobriu a marca estranha no pasto de sua propriedade no dia 2 de abril.

Os riscos estreitos, que aparentavam terem sido feitos através da queima ou desidratação da vegetação rasteira, formavam um desenho de vários metros que não foi medido. "Estive no local e é muito curioso, o desenho surgiu da noite para o dia, sem causa aparente.

O morador do local e outras pessoas contaram que viram luzes estranhas sobrevoando a área em noites anteriores. É engraçado que neste e em outros casos notamos sempre que o posicionamento do desenho ou do suposto pouso de um ovni é sempre um lugar estratégico que mira a cidade", relata Maria José.
Outro fato curioso ocorrido no caso de Parisi, é que o marido de Maria José, o juiz Antônio Carlos Francisco que também esteve no local teve seu relógio digital paralisado sem causa aparente.

Triângulo na árvore.
Em 1999, em Votuporanga, numa propriedade rural próxima ao bairro do Itaguassú, uma marca em forma triangular foi encontrada numa árvore. Galhos e folhas se apresentaram desidratados formando a figura. "Era como se uma pequena sonda triangular tivesse pousado ali. Até pouco tempo guardei galhos e folhas atingidas".

O proprietário não quis divulgar o acontecido para não ser importunado e por acreditar que suas terras pudessem ser desvalorizadas", conta a estudiosa de ufologia que mantém segredo sobre a identidade das pessoas envolvidas nos fatos.
Na mesma época, objetos luminosos não identificados foram observados em diversas cidades da região, dentre elas: Parisi, no distrito de Simonsen, em Cardoso, em São João das Duas Pontes e em Pedranópolis.

Nesta última cidade, em
1999, um fenômenos de aparecimento de círculo foi registrado na área rural, numa pastagem. Os fenômenos mais recentes foram registrados bem próximos: em uma propriedade rural de Simonsen e em outra chácara na mesma direção a cinco quilômetros da área urbana de Votuporanga, aos fundos dos Bairros Cosme e Damião.
Casos recentes.
Em Simosen, num pequeno canavial de menos de um alqueire, dois círculos de aproximadamente três metros de diâmetro surgiram na madrugada do dia 5 para o dia 6 de dezembro de 2006. O casal morador, assustado chamou o ufólogo Paulo Rapassi, também de Votuporanga para analisar o caso, mas pediu sigilo.

"Era bem similar ao que aconteceu em Riolândia, o posicionamento da cana, o fato da planta não ter sido queimada. A diferença é o tamanho dos círculos, no caso de Simosen, bem menores", lembra Rapassi que fez fotos do local.

Relógio travado.
Um detalhe curioso é que apesar da palha da cana que antes do fenômeno já estar com aparência seca e com as ponteiras verdes, ao ser deitada permaneceu intacta, sem quebrar e no local, a única planta a ser "queimada" ou "desidratada" foi um pé da erva conhecida como São Caetano.

Assim como no caso de Parisi, em Simonsen, o relógio do ufólogo Rapassi travou quando se aproximou do desenho. Na chácara em Votuporanga, em que o fenômeno aconteceu na mesma época, há
13 meses, também surgiram dois círculos sobre um canavial do mesmo tamanho dos observados em Simonsen. Nos dois casos há um posicionamento estratégico para as aglomerações urbanas.

Jornal A Cidade de Votuporanga
http://www.recordriopreto.com.br

Nenhum comentário: