quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Os computadores quânticos hoje

Os computadores quânticos podem substituir os chips de silício um dia, assim como o transistor substituiu o tubo a vácuo. Por hora, a tecnologia requerida para desenvolver tal computador está além do nosso alcance. A maioria das pesquisas em informática quântica ainda é muito teórica.

Os computadores quânticos mais avançados ainda não foram além da manipulação de mais de
16
qubits, o que significa que eles ainda estão longe da aplicação prática. Mas diversos avanços estratégicos foram feitos na informática quântica nos últimos anos.

Permanece, portanto, o potencial dos computadores quânticos de realizar com facilidade e rapidez cálculos que demandam uma grande quantidade de tempo em computadores convencionais. Em agosto de
2000, pesquisadores do
Centro de Pesquisa Almaden da IBM (em inglês)desenvolveram o que eles alegam ser o mais avançado computador quântico até o presente.

O computador quântico de
5 qubits foi projetado para permitir que os núcleos de 5 átomos de flúor interagissem entre si, programado por pulsos de rádio-freqüência e detectado por instrumentos de ressonância magnética nuclear (RMN) semelhantes aos utilizados em hospitais.

Comandada pelo Dr. Issac Chuang, a equipe da IBM foi capaz de resolver em uma etapa um problema matemático que computadores convencionais levariam repetidos ciclos para resolver. O problema, chamado order-finding, envolve encontrar o período de uma determinada função, um aspecto típico de muitos problemas matemáticos na área da criptografia.

Em março de
2000
, cientistas do
Laboratório Nacional de Los Alamos (em inglês)anunciaram o desenvolvimento de um computador quântico de 7 qubits dentro de uma única gota de líquido. O computador quântico utiliza a RMN para manipular partículas dentro do núcleo atômico das moléculas de ácido transcrotônico, um fluido simples que consiste de moléculas feitas de seis átomos de hidrogênio e quatro de carbono.

A RMN é utilizada para aplicar pulsos eletromagnéticos, que fazem com que as partículas se alinhem. Essas partículas, em posições paralelas ou em sentido contrário ao campo magnético, permitem que o computador quântico controle a codificação de informações em bits para computadores digitais.

Em
1998, pesquisadores de Los Alamos e do MIT conseguiram espalhar um único qubit por três giros nucleares em cada molécula de uma solução líquida de moléculas de alanina ou tricloroetileno.
Espalhar o qubit o tornou mais difícil de ser corrompido, permitindo que os pesquisadores usassem o entrelaçamento para estudar as interações entre os estados como um método indireto de analisar as informações quânticas.

Se computadores quânticos funcionais puderem ser construídos, serão de grande valia para a fatoração de grandes números e, assim, extremamente úteis para a codificação e decodificação de informações secretas. Se um computador quântico fosse construído hoje, nenhuma informação na Internet seria segura.

Nossos atuais métodos de criptação são simples em comparação com os complicados métodos possíveis em computadores quânticos, que também poderiam ser usados para pesquisar extensos bancos de dados em bem menos tempo que um computador convencional.

Contudo, a computação quântica ainda está em seu estágio inicial de desenvolvimento e a tecnologia necessária para criar um computador quântico prático está a anos de distância.
Os computadores quânticos devem ter no mínimo algumas dúzias de qubits para serem capazes de resolver problemas do mundo real e servir então como um método de computação viável. Para mais informações sobre computadores quânticos e tópicos relacionados, confira os links da próxima página.

Continua

Nenhum comentário: