domingo, 30 de março de 2008

Os Grandes Desafios para o Século XXI - III

E finalmente caso tais mundos sejam encontrados, o projeto Origens prevê a criação das missões LF – Life Finder (Localizador de Vida) e PI – Planet Imager (Imageador de Planetas). Este último tem a incrível missão de tentar fotografar planetas ao redor de outras estrelas.

Com um conjunto de vários telescópios alinhados será tentado pela primeira vez criar uma pequena imagem (máximo de
25 x 25 pixels) de um planeta semelhante à Terra em outro sistema planetário. Ainda nos próximos 25
anos, o JPL (Laboratório de Jato Propulsão) pretende lançar uma sonda chamada Europa Orbiter em direção a lua Europa do planeta Júpiter.

Seu objetivo é averiguar se realmente Europa possui um oceano de água líquida abaixo de sua crosta de gelo. Se confirmado, novas missões de sondas não tripuladas deverão ser enviadas e desta vez equipadas com sonda de pouso e mini sondas que possam perfuram o gelo e penetrar nesse novo oceano em busca de novas formas de vida.

O lançamento da Europa Orbiter está previsto para novembro de
2003.
E finalmente no ano 2004, a sonda Cassini, lançada em 1997 chegará ao seu objetivo – a maior lua de Saturno, Titã. Uma vez lá, a Cassini lançara uma pequena sonda chamada Huyghens que irá pousar em Titã. Com isso espera-se descobrir mais sobre a misteriosa superfície de Titã que provavelmente está recoberta com substâncias orgânicas, óleos semelhantes a petróleo e metano.

Quarto de Século (2026 – 2050)
No segundo quarto do século, após a exploração mais detalhada de mundos do Sistema Solar por sondas não tripuladas, muito provavelmente a humanidade irá por em prática as missões tripuladas para outros mundos. Mais cedo ou mais tarde teremos que ir a outros mundos.

Duas possibilidades existem: Marte e Lua. Alguns acreditam que a Lua seria o próximo passo, porém Marte possui muito mais atrativos do que nosso satélite natural. Sendo portanto difícil a determinação de qual mundo será explorado primeiro, sugere-se que ambas as missões deverão tomar lugar entre os anos
2026 e 2050.

Continua

Nenhum comentário: