quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Cometa McNaught Visível do Espírito Santo



























O núcleo e a coma do cometa, suas partes mais brilhantes, estão muito próximos do horizonte. Porém, se você estiver longe da cidade, é possível observar sua enorme cauda, com mais de 10 milhões de km.
Estimamos seu comprimento angular em aproximadamente 25º. Ou seja, uma distância angular maior do que a palma da mão estendida. Para observar, olhe para a região sudoeste, à esquerda do pôr-do-sol, logo ao entardecer.

Mesmo nome há seis meses

(Os cometas geralmente recebem o nome do seu descobridor). Na época não era evidente que ele ficaria tão brilhante. É também conhecido por C /2006 P1, onde 2006 que significa, o ano do seu descobrimento, C de longo período ou não periódico e P1 que é periódico e foi o primeiro desse tipo descoberto no ano passado. Estima-se que só retornará daqui a 100 mil anos.

Os cometas são considerados os fósseis do
Sistema Solar. Por virem da nuvem de Oort, uma região muito além da órbita de Plutão, podem trazer informações relevantes da condensação da Nebulosa Solar Primitiva, uma grande nuvem de poeira e gás que deu origem a todos nós a 4,5 bilhões de anos. Por isso o grande interesse científico neles.

Ainda não há um estudo especial sobre este cometa, mas certamente haverá. À esquerda e acima foto-montagem de como seria a visão do cometa da região Norte de Vitória (Reta da Penha), caso não houvesse iluminação artificial. Nota-se a Pedra dos Olhos e Morro da Fonte Grande.

Nenhum comentário: