quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Corpo de Luz


Essa idéia leva a uma alteração importante em relação ao conceito de "informação" no que se refere a seres vivos, que o distancia cada vez mais da visão mecanicista.

Enquanto as máquinas possuem apenas alguma interconexão crítica, os organismos apresentam uma infinidade delas, montadas numa rede que é influenciada por fatores como hereditariedade, história, hábitos e comportamento.

Nessa rede também não se observa uma hierarquia clara no fluxo de informações elas tanto vão de cima para baixo como no sentido contrário. E, pelo que se observa, a informação, em sua essência, não pode ser classificada como energia nem como matéria. Estas são simplesmente suas transportadoras.

Tais características levam Beverly Rubik a assinalar a dificuldade de estudar o biocampo. Ela mesma lembra, porém, que a física moderna também estuda aspectos da natureza cuja percepção ocorre apenas por seus efeitos e nem por isso essa disciplina deixou de evoluir.

Mas o caminho está aberto, e parece extremamente promissor em termos de unificar os conhecimentos ocidentais e orientais sobre o ser humano e deixá-lo cada vez mais tempo saudável.

Nenhum comentário: