sábado, 26 de maio de 2007

Mistérios Amazônicos

Vaso cerimonial Marajó com decorações em relevo

Temática elaborada - Em toda a sua variada produção, além da sofisticação decorativa, temos uma coleção de objetos que poderiam muito bem ser capaz de atender a uma civilização bem mais avançada, além de que, as decorações empregadas pelos mesmos são um misto de símbolos conhecidos e desconhecidos. São caracteres logicamente delineados, estilizações de objetos e animais, além de motivos antropomorfos e zoomorfos, executados com elevado grau de elaboração e cuidado.

Apesar desta notável característica, alguns pesquisadores afirmam que os silvícolas faziam sua arte sem obedecer a nenhum critério; que seus arabescos eram improvisados e engenhosamente elaborados e traçados de acordo com o que lhes passava pela cabeça. Não podemos concordar com isto.

Neste trabalho reproduzimos algumas ilustrações de exemplares desses artistas desconhecidos e pudemos perceber não somente a riqueza dos detalhes manipulados pelos mesmos, como a coerência de seus traçados, as combinações de suas figuras decorativas e a complexidade dos objetos deixados nas regiões onde viveram.

Podemos também perceber, pela comparação de sua arte decorativa, que muitas destas formas geométricas coincidem entre si, além de que uma vasta simbologia encontra-se gravada permanentemente junto de figuras estilizadas de animais e de homens, formando um conjunto harmonioso e levando-nos a supor que poderiam se tratar de algo mais do que simples decorações.

Um dos aspectos que mais diferenciam a arte ceramista de Marajó das demais, inclusive, a tapajônica, é o da elaboração de tangas côncavas, que segundo alguns eram utilizadas nos funerais femininos. Apesar destas peças terem sido encontradas quase sempre em cemitérios, já se constatou que foram usadas também em outras ocasiões, porque foram encontradas algumas peças que tinham seus furos laterais para transpassar cordas de sustentação, com sinais de desgaste por uso contínuo.

Continua

Nenhum comentário: