sábado, 26 de maio de 2007

Mistérios Amazônicos

Antigos funerais - Em geral, os pesquisadores se interessam mais pelas urnas funerárias, pois estas ajudam-nos a melhor compreender a vida social dos povos que as deixaram. Porém, quanto à questão das tangas femininas, produzidas em cerâmica, existe ainda algo de insólito não compreendido pelos estudiosos e sua própria utilização não foi ainda devidamente explicada, principalmente no que se refere à sua origem e ao seu uso.

Além do mais este utensílio somente foi encontrado na cultura marajoara, tendo sido identificados dois tipos delas: uma simples que era somente coberta por uma tinta de cor avermelhada e outra bem mais elaborada, que era toda pintada de branco e posteriormente decorada com símbolos nas cores vermelha e preta. É curioso perceber que os desenhos postos nestas tangas nunca se repetem, não se tendo encontrado ainda duas delas com a mesma decoração.

A cerâmica marajoara é tida como uma das mais belas e sofisticadas quando comparada com as cerâmicas das três Américas, considerando-se suas formas bem delineadas, seus motivos variados, sua rica simbologia e sua versatilidade, pouco comum. Concordamos com o pensamento de alguns que sugerem que a temática de suas reproduções esteja relacionada a uma linguagem iconográfica, na qual são representados seres míticos e uma vasta justaposição de formas bem concatenadas, ora reproduzindo labirintos, espirais, figuras geométricas variadas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos etc.), ora tridentes e faces estilizadas, zoomorfas e antropomorfas.

Também podem ser notados vários tipos de técnicas, cuidadosamente aplicadas, como: incisões, excisões, pinturas, apliques, modelagens e apêndices em pratos, tigelas, vasos e banquinhos, utilizados pelos xamãs. Pode-se dizer que existe uma infinidade de formas diferentes nestas produções em cerâmica, destacando-se vasilhas variadas, urnas funerárias, tangas, estatuetas, pingentes, adornos em vários formatos e tamanhos.

Continua

Nenhum comentário: