sábado, 26 de maio de 2007

Mistérios Amazônicos

Símbolos retirados da arte Tapajônica

A RICA SIMBOLOGIA DESTES POVOS NA AMAZÔNIA

Face à excepcionalidade da arte destes povos amazônicos, este autor procurou incluir no presente trabalho algumas reproduções que ele mesmo procurou fazer da variada cerâmica e rica simbologia de que estes eram conhecedores, para assim melhor captar os detalhes desta produção incomparável e sentir o grau de dificuldade na elaboração de seus traçados, quer tenham sido feitos por intermédio de pinturas, incisões ou excisões nas peças por eles produzidas.

Como vimos, dois destes grupos teriam se destacado além dos demais, face à qualidade de suas culturas: a Marajoara, na Ilha de Marajó e a Tapajônica, da região de Santarém, às margens do rio Tapajós. Quase todos os vestígios de sua existência já desapareceram, à exceção de sua cerâmica, que tem revelado se tratar de uma arte originada de uma cultura de elevado grau de sofisticação e conhecimento estético.

Além da exuberância das peças Marajoaras e Tapajônicas, o fato que nos levou a interessar-se ainda mais por essas culturas foi a riqueza de traços geométricos, muitos deles com visíveis representações de contornos universalmente conhecidos e uma expressividade em seus caracteres, próximos do conceito do ideograma.

A arqueóloga Denise Pahl Schann da PUC-RS, examinando peças marajoaras da coleção da Universidade Federal de Santa Catarina, encontrou figuras que se repetiam alternadamente, vindo reforçar as idéias da pesquisadora norte-americana Anna Roosevelt que acredita ter havido na Amazônia uma cultura bem mais avançada do que as que foram admitidas até agora. Disse a arqueóloga brasileira que puderem ser comprovados que os
52 signos identificados por ela representam idéias, ter-se-á evidenciado que, cientificamente, o povo marajoara se utilizava de uma escrita primitiva em suas expressões artísticas.

Continua


Nenhum comentário: