segunda-feira, 28 de maio de 2007

Por que começamos a chamá-los...

Outro membro do Project VISIT, Dr. Richard Niemtzow, desenvolveu um perfil de como os seres do espaço humanóides são a partir das características mais freqüentemente mencionadas por vítimas de abdução. Eles não têm nariz, seus olhos e orelhas são oblíquos, suas bocas são pequenas, e eles não têm nenhum dente, disse o médico de Galveston, Texas. Eles têm em torno de um metro e vinte de altura, são carecas, com bastante coloração cinza. Seus braços são um pouco longos - como de um macaco. Suas cabeças são um pouco maiores que a de um ser humano com essa altura. Não têm emoções e muito possivelmente comunicam-se quase que completamente por telepatia. (Ênfase inserida)


O texto indicava que este perfil foi desenvolvido de 130 relatos de abdução coletados para o Projeto VISIT de John Schuessler. Os resultados são exagerados com a afirmação de que "peritos impressionados acreditam que seria impossível às vítimas terem conspirado juntas ou ter inventado tais relatos semelhantes de forma independente". Leitores cautelosos notarão que a enunciação dos resultados não levam à conclusão de que baixos, com cabeça grande, calvos são geralmente cinzas. Eles dizem que estas características são as mais comuns entre 130 relatos, não que estas características são fortemente correlacionadas.

Para ilustrar a falácia, digamos que você tem um azulão, um canário, um cardeal, e dois elefantes. Embora a forma mais freqüente seja a de um pássaro e a cor mais freqüente seja cinza, você não tem nenhum pássaro cinza. O artigo da Enquirer naturalmente não dá nenhum detalhe do estudo. Não estou certo se o estudo chegou a ser publicado por completo em algum lugar. Eu já vi outros itens sobre o Projeto VISIT e não duvido que tal estudo tenha sido feito, mas com tão pouco conhecimento sobre os métodos empregados é perigoso colocar muita fé nele.

É possível reconstruir os dados prováveis usados pelo Projeto VISIT usando o estudo de Thomas E. Bullard muito melhor conhecido e completamente explicado de 270 casos de abdução até 1982. Dentro desta população, 83 casos mencionam a cor da pele. Bullard cita 25 casos que usam a palavra cinza para descrever a cor de pele dos aliens. (UFO Abductions: The Measure of a Mystery FFUFOR, 1987, p. 248). Há outros casos que chegam perto com palavras como cinza-pálido, cinza-claro, azul-cinza, e esfumaçado, mas eu tomarei uma abordagem purista e focalizarei só estes 25.

Continua

Nenhum comentário: