quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ufologia- Onde a ciência falhou

A única pessoa a se salvar dessa fogueira de reputações foi J. Allen Hynek. Astrofísico bem-considerado, começou a ajudar a USAF a investigar alegações os OVNIs já em 1947. Era um homem tão cauteloso e metódico que levou 20 anos para expor suas opiniões e declarar que a força aérea realmente não investigava as coisas corretamente, e que havia motivos e espaço para um estudo científico sério.

No final, Hynek estava certo. OVNIs certamente não são super armas soviéticas, mesmo porque os avistamentos continuaram após a queda do comunismo na Rússia, para não mencionar que os russos, por sua vez, pensaram que o OVNIs que avistavam eram algum tipo de arma secreta americana - atitude simétrica ao inimigo ideológico.

Uma parcela grande dos avistamentos de OVNIs é certamente devida à erros de identificação de balões climáticos, de aviões ou do brilho de planetas, de estrelas ou de outros fenômenos astronômicos ou metereológico. Uma parcela maior cai certamente sob a categoria de alucinações, de produtos de mentes doentes, e de fraudes.

Entretanto, há ainda um grande número casos que permanecem insolúveis e não-investigados (O Projeto Blue Book classificou 20% dos casos que relatou como "Não Identificado" e o Relatório Condon deixou inexplicado mais de um terço dos casos que pesquisou). Infelizmente, estes casos foram deixados nas mãos de investigadores esparsos, sem condições financeiras e /ou teóricas de os pesquisar adequadamente.

Ninguém é melhor preparado para investigar OVNIs do que os cientistas, e, como um todo, nenhum grupo negligenciou tanto a sua vocação natural, a de desvendar os mistérios do mundo físico, como os cientistas o fazem ao se recusar a tratar deste assunto em uma investigação imparcial.

Os cientistas estão perdendo a oportunidade de explorar o inexplicado, possivelmente descobrindo fenômenos meteorológicos novos, novos fenômenos químicos ou biológicos ou, no mínimo, uma compreensão melhor do funcionamento e esquisitices da mente humana.

http://www.burn.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=281&mode=thread&order=0&thold=0

Nenhum comentário: