quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ufologia - Onde a ciência falhou


Mas a grande tragédia foi que, durante este período, a ciência voltou-se contra si mesma. Antes dos cultos que foram criados em torno dos contatados, a teoria que prevalecia na comunidade científica era que os OVNIs eram algum tipo de fenômeno natural ainda não documentado: padrões estranhos e raros de meteorologia, truques óticos exóticos sendo jogados aos olhos dos desavisados, etc.


A maioria concordava que a idéia de OVNIs como naves espaciais aliens era divertida mas pouco plausível. Quando o culto dos contatados apareceu e os OVNIs começaram a ser associados automaticamente a seres extraterrestres, os cientistas prontamente resolveram manter distância daqueles doidos, abandonando completamente um campo de pesquisa promissor.

Nada pior do que ser alvo de zombarias. O ridículo que cobria qualquer suspeito, mesmo que fosse apenas de se interessar em OVNIs, era tão destrutivo à vida e à reputação quanto ser acusado de ser um comunista durante o tempos da guerra fria.

Quando o Dr. James McDonald atestou ao congresso que o uso do transporte supersônico (SST) diminuiria a camada de ozônio e causaria 10.000 novos casos de câncer da pele nos EUA a cada ano, o senador Ted Kennedy o atacou por ter se tornado uma referência em ufologia. Foi ridicularizado no congresso, apesar do fato que suas alegações sobre o SST tivessem embasamento científico.

Pouco tempo mais tarde, com sua carreira em decadência, ele se suicidou. A luta de McDonald por uma investigação ufológica realmente científica é um capítulo à parte e suas revisões dos procedimentos da USAF são considerados modelares.

Continua

Nenhum comentário: