quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ufologia - Onde a ciência falhou




Para provar que o caminho para conhecer a verdade pode fazer inúmeras curvas e se perder num desvio, devemos falar do papel peculiar que Força Aérea americana teve nas investigações de OVNIs até o início da década de 70. Os militares estavam realmente convictos de que as pessoas estavam relatando armas secretas soviéticas, de modo que se atiraram às investigações com grande ardor, mas pouca eficiência.

Com aumento do interesse público, num processo de retro-alimentação, as histórias de avistamentos foram aumentando até
1952. A esta altura, o Pentágono estava de tal modo atolado em relatos de OVNIs que as comunicações militares foram interrompidas. Depois da onda de 1952
, a Força Aérea se deu conta de quão perigosos os OVNIs eram.

Embora não tivessem nenhuma prova que eram super-armas soviéticas, apenas a existência do fenômeno poderia ser usada como uma grande ferramenta de propaganda pelos russos. O mundo estava empenhado na Guerra Fria e tudo era pensado em termos de ataque e defesa, segurança nacional, infiltrações e estratégias do inimigo.

A histeria causada pelo desconhecido podia ser usada contra o sagrado "american way of life", algo que precisava ser defendido de qualquer modo. Para tanto, as providências tomada pela Força Aérea foi classificar todas suas investigações sobre OVNIs, tentando, ao mesmo tempo, desacreditar publicamente as testemunhas de tais eventos ou os explicar com algum fenômeno natural, mesmo que pouca relação tivesse com os fatos. Sua esperança era de que o interesse pelos OVNIS morreria e não daria aos soviéticos nenhuma arma psicológica sobre a imaginação do povo americano.

Continua

Nenhum comentário: