quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ufologia - Onde a ciência falhou

Aconteceu justamente o oposto. Donald Keyhoe, um ex-major da marinha, começou a se interessar pelo assunto e fundou o Comitê Nacional para Investigação de Fenômenos Aéreos (National Investigation Committee on Aerial Phenomena - NICAP). Ele acreditava que a Força Aérea estava tentando esconder o fato que OVNIs eram naves espaciais de outros planetas, e não que estivesse tentando prevenir a histeria maciça que poderia irromper sob um ataque soviético.

O NICAP, que teve em sua primeira lista de diretores um grupo de pessoas de destaque em diversos setores, incluindo diversos oficiais do exército e um almirante naval, começou uma campanha junto aos congressistas por audiências. A Força Aérea ficou receosa de que as audiências poderiam demonstrar sua incompetência ou aguçar ainda mais o interesse público e, conseqüentemente, criar outras "ondas" de avistamentos, e trabalhou fervorosamente contra isso.

O Projeto Sign, a investigação original sobre OVNIs pela USAF, transformou-se no Projeto Grudge, que se transformou no Projeto Blue Book e, foi pouco mais do que um movimento de relações públicas da Força Aérea para assegurar às pessoas que investigava o assunto e fazer o interesse diminuir.

Na metade dos anos cinqüenta, "contatados" (pessoas que alegavam ter entrado em contato com a tripulação de naves espaciais alienígenas) começaram a aparecer. No geral o esquema dos contatados pode ser explicado assim: Seres geralmente muito bons e evoluídos vem até a Terra e entram em contato com poucas e selecionadas pessoas, quase sempre sem testemunhas, quando então transmitem mensagens de importância cósmica.

Os contatos entre o seres e os eleitos se repetem e as mensagens recebidas são transmitidas à seguidores crédulos e sem muito espírito crítico, o que termina por gerar um movimento de culto aos seres alienígenas e transformando os contatados nos líderes óbvios da seita. Creio que é bem razoável dizer que muitas dessas pessoas apresentavam alguma desordem mental, de um tipo ou de outro.

Outros, eram apenas aproveitadores. E foram estas pessoas que transformaram as investigações sobre OVNIs em um circo de cinco picadeiros. Mas mesmo aqui, cientistas tinham uma possibilidade de aprender: Um psicólogo ou um sociólogo poderia se dedicar anos de estudo ao tipo especial de insanidade ou cupidez destas criaturas.

Continua

Nenhum comentário: