segunda-feira, 16 de julho de 2007

Considerações Projetivas e Conscienciais

6. O paradigma espiritualista não é o único. Para algumas ordens ocultistas, a consciência reside também em cada célula do corpo. Ainda assim, a porção CONSCIENTE que fica no físico seria desprezível, não justificando o termo DESDOBRAMENTO no sentido prático do fenômeno projetivo.

7. Apesar de espíritas brasileiros usarem, equivocada e rotineiramente, o termo "desdobramento", é bom saber que este foi importado das correntes teosóficas, ocultistas e/ou místicas que, na falta de outras literaturas, influenciaram bastante os primeiros espíritas brasileiros, disseminando o equívoco.

8. Notem, porém, que o termo usado por Allan Kardec no Livro dos Espíritos é EMANCIPAÇÃO DA ALMA, que seria o termo espírita "oficial" da codificação. Detalhe: Ocupa o oitavo capítulo inteiro*, e não fala em risco algum...

Como não há riscos ou regras na projeção astral, você PODE ir ao lugar que quiser (ou conseguir), inclusive passear, namorar, ou encarar (agradavelmente ou não) todas as suas sombras internas, na forma de assediadores extrafísicos e umbrais. Até mesmo essas experiências são benéficas, a seu modo.

9. Entretanto, seria interessante usar a experiência única para CRESCER como ser humano, e/ou a ajudar o planeta a crescer - bem como ter atitudes simples, evolutivas, que ajudem na integração cósmica do SER. Pelo menos penso assim, portanto, peço para ser levado a experiências que me façam crescer.

10. Mas note que é uma questão de maturidade consciencial de cada um, e não de obrigação ou religião... Não adianta apressar o rio, há tempos de plantar e de colher, e há tempos de brincar e de crescer.

Continua

Nenhum comentário: