segunda-feira, 16 de julho de 2007

Sonda Fênix vair estudar gelo dos pólos de Marte

Geologia planetária
"A Fênix foi projetada para investigar a história do gelo por meio da análise de como a água modificou a química e a mineralogia do solo", disse Peter Smith, da Universidade do Arizona, pesquisador principal da missão. "Os instrumentos poderão verificar se o ambiente polar é uma zona habitável para micróbios primitivos. Para completar, a Fênix também monitorará o clima polar e a interação entre a atmosfera e a superfície."

O veículo tem cerca de 1,5 metro de comprimento por 5 metros de largura, incluindo dois conjuntos de painéis solares dos lados. Um braço robótico com 2,3 metros será usado para perfurar a camada de gelo superficial - que os cientistas estimam ser bem fina.

Amostras do solo de Marte
O braço robótico capturará imagens e amostras, que serão analisadas por dois instrumentos contidos na Fênix. Um irá aquecer a amostra para analisar substâncias voláteis, como água ou compostos de carbono, substâncias essenciais para a existência de vida como a encontrada na Terra. O outro instrumento analisará a composição química do solo.

A Fênix também terá uma pequena estação meteorológica, para medir as variações climáticas no planeta durante a parte científica da missão, que deverá ser realizada em meados de 2008. Os cientistas responsáveis ainda estão decidindo qual será o local exato do pouso. Por enquanto, o favorito é um vale localizado em latitude equivalente à do Alasca na Terra.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130070713


Nenhum comentário: