segunda-feira, 16 de julho de 2007

Sonda Fênix vair estudar gelo dos pólos de Marte

O destino é o gelo, ou melhor, a água. Fênix (ou Phoenix, no inglês) a próxima missão a Marte da Nasa terá o objetivo principal de procurar por sinais de condições favoráveis para a existência de vida no ártico do planeta, seja em algum momento no passado ou, quem sabe, atualmente.

O lançamento está previsto para o dia 3 de agosto, em um foguete Delta 2. Ao invés de rodar por montes e crateras, a sonda Fênix explorará os solos gelados das planícies ao norte do vizinho terrestre. A sonda robótica será usada para investigar se a água congelada próxima da superfície, caso derretesse, sustentaria um ambiente em que possa existir vida.

"Nossa estratégia, para a exploração de Marte, de ?seguir a água? levou a uma série de descobertas importantes nos últimos anos a respeito da história da água em um planeta cujas similaridades com a Terra foram muito maiores no passado", disse Doug McCuistion, diretor do Programa de Exploração Marciana da Nasa. "A Fênix complementará essa exploração estratégica, pois representa nossa primeira tentativa de tocar e de analisar a água marciana, presente na forma de gelo enterrado."

O veículo orbital Mars Odyssey descobriu, em 2002, evidências que deram sustentação a teorias de que grandes áreas do planeta, incluindo as planícies árticas, contam com água congelada muito próxima à superfície.

Continua

Nenhum comentário: