segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Código de ètica do Úfologo - GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO

Alien:·
Alienígena, estrangeiro, forasteiro, estranho.

Alienígena:
Termo usado, erroneamente, para designar um ser de outro planeta que visita a Terra; o Ser Extraterrestre. Como adjetivo, quer dizer que ou quem é de outro país; estrangeiro; forasteiro.

Anímico:
Relativo a animismo.

Animismo:
É o processo pelo qual o “médium” ou o “sensitivo” transmite mensagens como sendo de um espírito ou de um Ser Extraterrestre, porém ele está externando seu próprio pensamento, sem ter a consciência disto, ou seja, não percebe; fala e age por si mesmo, sem a interferência de Ser desencarnado ou Extraterrestre, porém afirma ser deles a atuação.

ANUB:
Sigla da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil.

Artes Adivinhatórias:
Assim chamadas as formas de procurar descobrir, por meios sobrenaturais ou por artifícios hábeis (cartas, cristais, linhas da mão, borra de café, pedras, símbolos e outros) o que está oculto no presente, no passado ou no futuro; descobrir por interpretação, indução, conjetura, intuição etc; profecias
Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil:
Instituição que congrega as instituições ufológicas do Brasil e os Ufólogos nacionais e internacionais; ANUB. Endereço: Caixa Postal 1366 - CEP 80001-970 - Curitiba - PR - FAX (041) 223 7685.
Astronomia:
Ciência que trata da constituição e movimento dos astros e das evidências de vida inteligente fora do planeta Terra. Vide Exobiologia.

Auxiliar de Ufólogo:
É o principiante em Ufologia; é aquele que ainda não tem a devida experiência e nem o grau de formação exigido pela ANUB, para o estudo, pesquisa, análise e divulgação da Ufologia; realiza tarefas auxiliares junto a um Ufólogo ou junto a uma instituição ufológica; segue as orientações e preceitos estabelecidos pelo Ufólogo ou pela instituição ufológica à qual está ligado.
Canal:
É o mesmo que receptor, sensitivo; percipiente; paranormal; é aquele que serve de intermediário entre os seres humanos da Terra e os desencarnados (aqueles que deixaram o corpo físico; espírito); atualmente é mais usado para se referir a um tipo específico de comunicação de Seres Extraterrestres.
Canalização:
É o processo da recepção de comunicações através de um “canal”.

Certificado Ufológico:
Documento no qual se certifica um caso ou fato ufológicos ou a procedência de uma análise do caso ufológico, ou certifica a presença de um Ufólogo em determinado evento etc.
Ciência:
Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinadas categorias de fatos ou de fenômenos, especialmente os obtidos mediante a observação objetiva, a experimentação e um método próprio e racional; tentativa teórica e prática da explicação dos fenômenos da

Natureza. Cientificista:
Diz-se daquele que acredita exclusivamente na Ciência tradicional, não aceitando a abertura para novas possibilidades da realidade, tornando-se com esta postura, um radical da Ciência.

Científico:
Relativo à Ciência; que tem o rigor da Ciência; em Ufologia, é aquele que estuda, pesquisa, analisa e divulga os casos e fatos ufológicos, seguindo exclusivamente a Ciência racional e experimental. Vide Ufólogo (Científico).

Cientista:
Pessoa que cultiva particularmente alguma Ciência, ou Ciências; especialista numa Ciência.

Clariaudiência:
Qualidade que têm certas pessoas de perceber vozes de espíritos (seres desencarnados) e de Seres Extraterrestres ou de outras entidades, a qualquer distância.

Clarividência:
Faculdade que têm certas pessoas de perceber imagens ou acontecimentos a longa distância, sem se utilizar os órgãos físicos da visão ou da audição; faculdade psíquica que possibilita ver e /ou sentir aquilo que se não oferece à vista comum, tais como objetos ou acontecimentos afastados, aparições, espíritos ou presenças de naves ou de Seres Extraterrestres em outra dimensão. Vide Vidência.

Contatado:
Em Ufologia, diz-se da pessoa que recebe uma mensagem escrita ou mental, na presença ou não de um Ser ou de uma nave extraterrestre. Tais mensagens podem ser dadas, também, no plano astral durante o sono ou, ainda, quando a pessoa é levada para o interior da nave.
Geralmente são realizadas, com o contatado, uma ou mais sessões de hipnose regressiva, a fim de que o Ufólogo possa ter mais subsídios para constatar a veracidade do caso. Muitos contatados foram levados para o interior de naves a fim de servir para uma série de experiências físico-biológicas por parte dos tripulantes, incluindo inseminações artificiais, implantes de “chips” (microssistemas) etc.

Contato Ufológico:
É aquele que a pessoa tem relacionado a uma nave ou a um Ser Extraterrestres.


Desmistificar:
Revelar o embuste; mostrar a uma pessoa que ela está se enganando ou sendo enganada com afirmações mentirosas; em Ufologia, provar que certas informações de pessoas supostamente “contatadas”, não passam de imaginação ou são mentirosas.

Desencarnado:
Aquele que passou para o mundo espiritual, com a morte do corpo físico; espírito.

Disco Voador:
Um objeto voador com forma de disco; “pires voador”(flying saucer); nave espacial com forma de disco; nome dado a qualquer tipo de nave supostamente extraterrestre.

DV:
Abreviatura de Disco Voador.

EBE:
Abreviatura de Entidade Biológica Extraterrestre.


Elementais:
Espíritos dos elementos da natureza; criaturas desenvolvidas nos quatro reinos ou elementos: terra, ar, fogo e água; são denominados por alguns de Gnomos (os da terra), Silfos (os do ar), Salamandras (os do fogo) e Ondinas (os da água).

Nenhum comentário: